TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GALILEU A BATALHA PELO CÉU

Ensaios: GALILEU A BATALHA PELO CÉU. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO: FILOSOFIA (BACHARELADO)

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

PROFESSOR: VERA BORGES DE SÁ

ALUNO: IVONILDO TORRES VIANA

TEMA: QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME GALILEU A BATALHA PELO CÉU

RECIFE, 2012

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME GALILEU A BATALHA PELO CÉU

I. De que modo Galileu fez a passagem do sistema filosófico de Copérnico para o sistema científico?

De modo que o sistema copernicano significava defender que a Terra não está imóvel, nem no centro do mundo, mas que se move em torno de si mesma e que o Sol é o centro do mundo, e totalmente imóvel de movimento local e defendia, entretanto, outras ideias. Galileu convencido do acerto das teorias de Copérnico sobre a movimentação dos astros, mas em suas aulas continuava a ensinar em sua teoria colocando o Sol como o centro do Sistema Solar e a terra como o centro, são tidos como uma das mais importantes hipóteses científicas, que a Terra era o centro do Universo, e em torno dela giravam planetas e estrelas.

Segundo as biografias romanceadas do cientista, ele teria realizado um experimento que desmoralizou definitivamente a física aristotélica. Não tinha medo da Inquisição ainda, pois nessa época a Igreja não dava importância ao assunto. Na teoria de Copérnico, a Terra move-se em torno do Sol. Apesar de Copérnico colocar o Sol como centro das esferas celestiais.

II. O que era o senso comum defendido pela Igreja sobre a origem dos planetas e do Sol, na época de Galileu, e por que era interessante insistir nisso?

Até o início do século 17, a igreja defendia que a Terra ficava imóvel no centro do Universo e que o Sol, os planetas e as estrelas giravam ao seu redor. Na época, pensava-se até que, se a Terra girasse, os animais acabariam tontos! A hipótese de que o nosso planeta estava no centro do Universo constava nas escrituras sagradas e era defendida pelos padres. Como eles eram os maiores detentores de conhecimento, quem ousaria duvidar?

O cientista que imaginou um universo diferente do que a Igreja pregava foi o astrônomo polonês Nicolau Copérnico na qual, segundo sua teoria, o Sol estava no centro do Universo e os planetas giravam ao seu redor. Na época, Copérnico não conseguiu provar que o universo se organizava dessa maneira. Mesmo assim, foi advertido pela Igreja por estar se intrometendo em assuntos religiosos. Quem primeiro verificou que o Universo era bem diferente daquele que a Igreja aceitava foi o cientista italiano Galileu Galilei. Isso fez com que cada vez mais cientistas mudassem sua maneira de pensar, chegando a provar, finalmente, que era a Terra que se movia.

III. Que instrumento Galileu afeiçoou para suas investigações e quais as versões atuais mais desenvolvidas do mesmo?

Tudo começou quando ele conheceu um instrumento inventado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com