TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Resenha: Geopolitica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Resenha  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  230 Visualizações

01- Milton Santos foi um importante geógrafo brasileiro que embora tenha tido sua formação em direito destacou-se na área de estudo da urbanizaçao dos países do terceiro mundo após ter sido exilado, na França, durante a ditadura militar. Por ter uma visão diferente sobre a migração, elaborou o que ele chama de homem lento, que é aquele homem que consegue enxergar a cidade e o mundo com outro olhar justamente por conseguir vivenciar e sentir as possibilidades que as cidades oferecem de maneira menos fantasiosa, vivendo intensamente o lugar onde está nos seus aspectos mais profundos. Aquele homem não tem acesso a tecnologia.

02- Para o entendimento do espaço geográfico podemos considerar a teoria de Milton Santos sobre a formação econômica e social válida uma vez que Milton considera as migrações do campo para a cidade (periferia) analisando então todo o perfil socioeconomico (ocupação, faixa etária, sexo, escolaridade,etc)

03- Dentre os aspectos positivos podemos destacar o mais rápido acesso a diversos produtos com preços mais acessíveis, mais acesso a fontes de informação e cultura podendo então gerar melhores empregos, avanços medicinais, entre outros. Já nos aspectos negativos temos a criação da desigualdade extrema de classes sociais, o aumento da violência urbana, a falta de investimento em estrutura básica, entre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com