TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia Na Grécia Antiga

Trabalho Universitário: A Democracia Na Grécia Antiga. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

A democracia na Grécia antiga

Demokratía: governo do povo

• Soberania popular

• Distribuição igualitária do poder

Demos: Povo

• Corresponde aos distritos atenienses da região da Ática

 Povo = habitantes

Kratos: Governo

• O “governo do povo” se baseava na política considerada um meio de realização do ser humano.

• Debater ideias

• Fazer uma escultura

• Participar em olimpíadas Ser político

• Estudar geometria

O espaço cívico – espaço urbano vivido pelo cidadão – das polis gregas estabelecia-se, frequentemente, em torno da acrópole – área mais alta da cidade (Akros = alto; polis = cidade). Na acrópole encontrava-se o centro religioso e político da cidade, ou seja, os templos e os palácios. Era nesta zona que se concentrava aquilo que era considerado o mais importante das cidades, como forma de proteção. A parte mais baixa da cidade, a ágora, era a praça pública, onde se encontrava o comércio, o ensino e o espaço de convívio. Com a instituição da democracia, a ágora torna-se também o espaço político por excelência, onde funcionava a Eclésia (Assembleia dos cidadãos).

Os Excluídos da cidadania:

Escravos

Estrangeiros

Mulheres

Menores de 18 anos

Para os gregos, a noção de democracia era bastante diferente da que hoje experimentamos e acreditamos ser “universal”. A condição de cidadania era estabelecida por pressupostos que excluíam boa parte da população. Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não poderiam participar das questões políticas de seu tempo. Tal opção não envolvia algum tipo de interesse político, mas assinalava um comportamento da própria cultura ateniense.

As cidades-estados se reconheciam pela unidade cultural:

Nessas formas iniciais de estrutura política encontramos o sentido de cidadania entre proprietários de terra. Como vimos de inicio, a cidade-estado foi uma associação de proprietários de terra. Mas o fato é que no interior dessa associação somente os grandes proprietários formulavam, decidiam e executavam políticas; eles eram, de fato, a comunidade, a Polis, no sentido do termo. A forma política inicial dessa associação foi uma monarquia que, porém, logo foi substituída pela oligarquia.

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA ANTIGUIDADE.

As primeiras cidades surgiram há cerca de 5000 anos e foram construídas, maioritariamente, próximas de grandes afluxos de água, como mares ou rios, uma vez que estes proporcionavam terras férteis e irrigação, garantindo, assim, a produção necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com