TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gregos

Exames: Gregos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

5. Solo

Os solos que se formam em climas áridos são predominantemente minerais com pouca matéria orgânica. A repetida acumulação de água em alguns solos forma muitos depósitos de sais. O carbonato de cálcio precipitado de uma solução pode cimentar areia e cascalho em blocos duros, que chegam a ter espessuras de até 50 metros.

O caliche é um depósito avermelhado, quase marrom, ou tendente ao branco, encontrado em muitos solos de deserto. Ele normalmente ocorre em forma de nódulos ou como cobertura de grânulos minerais formados pela complicada interação entre a água e o gás carbônico liberado pelas raízes das plantas ou pela decomposição de matéria orgânica. Alguns desertos são bem propícios à extração de minerais, como o cobre, nos desertos dos eua, chile, peru e irã; ferro, chumbo e zinco na Austrália, etc

Chuva: As chuvas não têm regularidades, todavia quando ocorrem favorecem o surgimento de uma cobertura vegetal temporária, cujo ciclo de vida vigora em enquanto há umidade.

Humidade: Praticamente não há umidades.

Vida: Diferente do que se pensa no deserto existem seres vivos, estes com adaptações as condições do bioma, como exemplo as cobras, camelos etc.

3. Formação do deserto

Depois de entender perfeitamente o que é um deserto é interessante saber como eles se formam. A formação de desertos acontece, principalmente, a partir do processo de desertificação do solo, que consiste na perda de vegetação através da ação do homem, por meio de técnicas de cultivo inadequadas e desmatamento descontrolado. No entanto, há também casos em que há ação direta da própria natureza, uma transformação causada pela ação do tempo e das condições climáticas como a pouca precipitação pluviométrica.

4.Vegetação

Uma boa parte das paisagens desérticas não possui solo, e quando existem são pobres. Geralmente, as superfícies de áreas com tais características são arenosos, pedregosos ou rochosos. A paisagem dos desertos é marcada por uma vegetação herbácea, pequenos arbustos e cactos. Os cactos transformam suas folhas em espinhos para preservar a água que fica armazenada em seus caules. Os desertos têm plantas adaptadas para sobreviver em condições extremas como a escassez de água, como as xerófitas e as pratófitas que são constituídas por folhas e caules grossos que permitem diminuição no processo de evapotranspiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com