TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HERACLITO DE EFESO

Trabalho Escolar: HERACLITO DE EFESO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 2

Heráclito de Éfeso

Considerado como um dos mais importantes filósofos do período conhecido Pré-Socráticos, Heráclito nasceu na cidade de Éfeso na Ásia menor. Heráclito tinha uma forma de pensar singular e de difícil compreensão. Ele afirmava que nada é estático e que tudo muda o tempo todo. Que para haver equilíbrio e harmonia deveria existir uma oposição entre os contrários. Ex: o dia, a noite, o quente, o frio. Assim na sua concepção de que tudo na vida flui, muda, passa, seja valores ou opiniões.

Conclui-se que o mais coerente seria afirmar que não existe coisas quentes e sim, as coisas estão quentes, podendo a qualquer momento tornar-se fria, não existem pessoas boas ou pessoas ruins, mas sim pessoas praticando algo bom ou ruim. Heráclito acreditava que era possível chegar ao pleno conhecimento com o auxílio dos cinco sentidos, ou seja, audição, visão, olfato, tato e paladar que nos levaria a compreender o logos, a eterna mudança da natureza e a enxergar além das aparências e entender o ser como sendo uno, porém múltiplo.

Heráclito afirmava que o fogo era o elemento básico para explicar a medida e a moderação de alguma coisa, uma metáfora. O fogo primordial distribuía em todos as coisas de forma igual e harmoniosa, e esse fogo apaga e ascende eternamente.

Parmênides de Eléia

Parmênides era outro filósofo Pré-socrático também muito importante, nasceu em Eléia. Participou ativamente da vida política e tinha grande influência entre os magistrados da cidade de Eléia. A razão era o seu objeto para a busca do conhecimento e da verdade.

Afirmava que é no mundo da ilusão, das aparências e sensações que os homens vivem seu cotidiano, e que somente poderia alcançar o conhecimento somente através dos cinco sentidos. Ao contrário de Heráclito, Parmênides dizia que tudo era estático, que a natureza era imutável, e o ser era uno e imortal.

Parmênides formulou um princípio muito complexo de se entender, o ser é o ser, não ser, não é. O ser é, é pensável, divisível e existe. O não ser, não é, por isso não é pensável, nem divisível e não existe. Esse princípio é conhecido como ontologia, que é o estudo do ser ou pensamento do ser.

Referência Bibliográfica: Marilena Chaui/Introdução a história da Filosofia

Dos Pré-socráticos a Aristóteles. Volume I / Segunda edição revista, ampliada e atualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com