TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Heráclito

Casos: Heráclito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

Heráclito

Heráclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C) é um dos filósofos pré-socráticos mais importantes, recebeu o apelido de Skoteinós, que quer dizer "O Obscuro" por suas ideias serem meio confusas, contraditórios e sem sentido, apesar de seu amor declarado por Lógos (a lógica, a razão) ele não é disposto a usar exclusivamente dela, como Parmênides.

Heráclito diz: "Tudo flui e nada permanece; tudo se afasta e nada fica parado... Você não consegue se banhar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo... O ser está em constante movimento; ciência – mundo físico. Heráclito declara que tudo está em mutação, mas apenas o que permanece é- e o que permanece, se não a própria mudança? Mas isso é apenas um pressuposto de uma doutrina que vai mais além: O Devir, para Heráclito, é um contínuo conflito dos contrários que se alternam, é uma incessável luta de um contra o outro, uma guerra perpétua. E como as coisas só têm realidade no eterno devir, essa guerra se revela como o fundamento da realidade das coisas.

Segundo Heráclito, a multiplicidade das coisas se da numa unidade dinâmica superior, conforme suas próprias palavras: "De todas as coisas o um e do um todas as coisas". É na síntese dos opostos que está o princípio que explica toda a realidade e, por isso mesmo, é exatamente nisso que consiste Deus ou o divino. Heráclito também teve uma participação marcante juntamente dos jônicos, voltando-se novamente aos modelos físico- filosóficos; e nesse ponto a partir de diferentes fontes encontra-se diferentes visões a respeito de qual seria a essência ontológica;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com