TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA

Por:   •  4/5/2015  •  Exam  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

HISTORIA DO POSITIVISMO NO BRASIL

Já no inicio do próprio positivismo, que teve seu começo na Europa, as influencias do pensamento de Comte refletiram decisivamente na época do império no Brasil. A tomada da decisão sobre a lei áurea, pautou-se na lógica positivista, e em seu lema que tinha o amor como base, seguido da ordem para que houvesse progresso. Junto com a abolição da escravatura podemos notar também a aplicação dos princípios positivistas na proclamação da republica brasileira.

Tendo se arraigado entre as castas mais altas do exercito e uma parcela da burguesia, o positivismo espalhou-se de forma dissoluta entre os militares e os burgueses. Já com a tomada do poder por parte dos militares em 64, nota-se a pratica do positivismo com a necessidade de se manter a ordem a qualquer custo, mesmo que por meio de repressão, para que se sustente o progresso. Outro sinal do positivismo no Brasil encontra-se na bandeira, onde se pode ler a frase “Ordem e Progresso” base da teoria positivista.

O positivismo exalta a lógica e o método científico como meio de validação de teorias. Junto com esse pensamento, vestígios do positivismo estão espalhados na constituição brasileira, medidas como a liberdade religiosa, proibição do anonimato da imprensa, o casamento civil e a separação entre estado e igreja, remontam o pensamento e a influencia positivista na historia e na política brasileira.

HERMENEUTICA E CIENCIAS SOCIAIS

A hermenêutica é definida como a arte da interpretação, primeiramente utilizada para a interpretação bíblica, seu uso foi estendido para a compreensão das ideias e atos do ser humano. Friedrich Scheiermacher reformulou a hermenêutica para que deixasse de ser apenas usada para compreensão bíblica. O mesmo ressaltou que a hermenêutica deveria ser utilizada em toda e qualquer expressão linguística. Baseando-se no principio que toda ideia tem que ser definida através de uma linguagem, Scheiermacher postulou que a hermenêutica é base para a compreensão a partir da linguagem que se analisa e da relação entre o texto e quem o interpreta.

Tendo seu valor estendido para a compreensão da linguagem humana, a hermenêutica auxilia no campo da ciência social como forma de compreensão das atividades, pensamentos e suas implicações antropológicas e sociais. Através da analise critica de uma determinada linguagem se aplica a explicação e compreensão, onde a razão é usada para explicar e os sentimentos compreendidos em determinada cultura ou sociedade é a base para a compreensão da ideia propagada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com