TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA positivismo

Seminário: HISTORIA positivismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

MAS AFINAL, O QUE É POSITIVISMO?

Segundo as palavras do próprio Comte (1988, p.43), O positivismo se compõe essencialmente duma filosofia e duma política, necessariamente inseparáveis, uma constituindo a base, a outra a meta dum mesmo sistema universal, onde a inteligência e a sociabilidade seencontram intimamente combinados.

Essa corrente de idéias nasceu no século XIX no contexto pós-revolucionário francês, isso implica considerar a luta travada entre a velha e a nova ordem.

Burgueses lutavam para manter seu poder de um lado, e de outro, os representantes do Antigo Regime, a aristocracia, lutavam por sua permanência na nova ordem social instituída.

Foi nesse entrave que a burguesia passou de revolucionária para reacionária, o que significa dizer que, uma vez no poder, a burguesia tentava mantê-lo. Augusto Comte, como homem do seu tempo, vivenciou tal embate. Nesse mesmo contexto, em um país não muito distante da França, dois outros pensadores teciam suas constatações acerca daquela sociedade em transformação.

Marx e Engels, sob uma outra perspectiva, também buscavam entender a sociedade, seu pensamento, no entanto, tinha por objetivo transformar a sociedade. Mas para Comte, o necessário era mantê-la. Aqui podemos traçar algumas definições sobre esta corrente.

Podemos encontrar cinco significados da palavra positivo. No primeiro, positivismo designa o real em oposição ao quimérico isto significa que o homem deve buscar conhecimentos acessíveis à sua inteligência, excluindo a busca das causas últimas ou primeira das coisas;

Em uma segunda definição, podemos afirmar que positivo indica o contraste entre o útil e o ocioso, ou seja, a idéia de que tudo aquilo que não for destinado ao aprimoramento da humanidade, isto é, ao seu progresso, deve ser abandonado;

Uma terceira definição é a de oposição entre certeza e indecisão, o que significa dizer segunda o positivismo de Comte que tal filosofia deve guiar os homens para a certeza, conseqüentemente distanciando-os da indecisão.

O quarto e último significado é o de positivo como contrário a negativo, ou seja, o positivismo tem por objetivo organizar, manter, e não destruir.

Esta última definição fará sentido após termos entendido o contexto no qual Comte pensou sua filosofia positivista. Está explícita em sua obra a intenção de manter a sociedade capitalista, com a burguesia no poder. As contradições e desordem aparentes nada mais eram que, segundo Comte (1983, p. 69 - X), uma anarquia no campo das idéias:

Atacando a desordem atual em sua verdadeira fonte, necessariamente mental, (...) as principais dificuldades sociais são hoje essencialmente políticas, mas sobretudo morais, de sorte que sua solução possível depende realmente das opiniões e dos costumes, muito mais do que das instituições, o que tende a extinguir uma atividade perturbadora, transformando a agitação política em movimento filosófico.

Nesse sentido, a educação positivista tem papel fundamental na reorganização da sociedade capitalista. Para reorganizar a sociedade, Comte apontava uma condição fundamental: a ordem. Em seu Curso de Filosofia Positiva, podemos encontrar a afirmação de que “para a nova filosofia, a ordem constitui sem cessar a condição fundamental do progresso e, reciprocamente, o progresso vem a ser a meta necessária à ordem” (COMTE, 1983, p. 50 - III).

A idéia central da filosofia positiva consiste, portanto, na idéia de que a sociedade que está em desordem deve ser reorganizada a partir das idéias, seguidas da moral, e, por fim, da política. Exatamente nessa reorganização está inserido o espírito positivo como aquele que traria uma unidade de método de análise em todos os campos do conhecimento. Para tanto, Comte elaborou a Lei dos Três Estados, sejam eles sucessivos e invariáveis.

Isso significa que para chegar ao último estágio, determinada sociedade necessariamente deve ter passado pelos outros dois. Sua concepção de história, diferente do materialismo histórico, é a de um processo natural de desenvolvimento, de progresso. Isso implica dizer que para ele, a igualdade entre as classes era impossível, uma vez que a hierarquia social está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com