TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM E SOCIEDADE

Pesquisas Acadêmicas: HOMEM E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

Homem e Sociedade:

Homem e Sociedade

Abril – 2014

Ribeirão Preto – SP

• Como a cultura condiciona a visão humana?

Segundo Ruth Benedict, a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo, sendo que pela diversidade visões dos homens, tem visões desencontradas das coisas.

Podemos dizer que, a forma como o homem dita se esta certo ou errado, se é legal ou chato, bom ou ruim varia de acordo com sua endoculturação, ou seja, os ensinamentos impostos ao cidadão de uma determinada sociedade influencia, na maioria dos casos, quase que totalmente a sua opinião, a sua critica as outras sociedades culturais distintas que tem por consequências razões preconceituosas e etnocêntricas.

• Explique como a cultura interfere no plano biológico.

A cultura pode interferir na satisfação das necessidades fisiológicas básicas e também em diversos outros aspectos biológicos, podendo até mesmo decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema, dependendo do quão grande é a fé desses membros em sua cultura.

Um exemplo é o da tribo Kaingang. Muitos membros, após perceberem que seus esforços contra a sociedade branca que invadiu suas terras para construir estradas de ferro eram em vão, se suicidaram, pois não aguentaram serem removidos de seu ambiente natural e levados para outro lugar e terem sido inseridos em uma cultura totalmente diferente da deles.

Há também um exemplo de interferência da cultura no plano biológico sobre a população na África, na qual a vítima acredita tão veementemente no poder do mágico e da sua magia, que realmente morrem.

Além disso, há outro campo que tem sido bastante estudado, que é o das doenças psicossomáticas, que são fortemente influenciadas pelos padrões culturais, como quando alguém acredita que a combinação de leite com manga faz mal ao estômago, e por acreditar, acaba se sentindo mal.

Em cada cultura podemos observar os diferentes horários que as pessoas sentem fome. Como no Brasil, onde estamos condicionados a sentir fome ao meio-dia.

A cultura também é capaz de promover a cura de doenças reais ou imaginárias, pois a fé do doente na eficácia do remédio ou no poder de agentes culturais, faz com que estes o curem. Como é o caso dos rituais de cura realizados por xamãs de tribos da nossa sociedade. O xamã realiza um ritual com danças, cantos e a defumação do paciente com o cigarro do líder. Os membros da tribo acreditam tanto no poder do xamã, que ao final da sessão se sentem melhores, na maioria das vezes curados.

• Cite alguns exemplos de como os indivíduos participam de sua cultura.

De acordo com isso, podemos concluir que dentro de uma mesma sociedade existem pessoas que irão interagir de maneira diferente e com diferentes elementos de sua cultura. Isso se deve, por exemplo, ao fato de que essa é muito rica e diversa, portanto, não é possível que uma pessoa esteja interada com todas as áreas que a compõem.

Além disso, outros fatores, como a faixa etária, podem influenciar na maneira como o indivíduo irá se relacionar, ou não, com determinados aspectos culturais de sua sociedade. Por exemplo, o modo como uma criança é mais facilmente dominada por uma cultura do que um adolescente ou adulto, que possui um senso crítico mais aguçado. E, também, de acordo com a idade, há certas atividades que uma criança ou um idoso não podem desempenhar, pois não possuem destreza, capacidade intelectual ou física que proporcione a eles a possibilidade de realizá-las. Como uma criança que não pode participar ativamente da política e um idoso que não é capaz de jogar futebol.

Além disso, é importante ressaltar novamente que qualquer que seja a sociedade, não existe a possibilidade de um indivíduo dominar todos os aspectos da sua cultura, pois ninguém é perfeitamente socializado. Porém, é necessário que o indivíduo participe ‘minimamente’ do conhecimento da cultura, sabendo agir em determinadas situações e também como prever o comportamento dos outros para poder viver em harmonia com o resto da comunidade. Frases como ‘obrigado’ ou ‘por favor’, são exemplos de ações simples, mas que fazem a diferença na convivência do dia-a-dia.

Deste modo, podemos concluir que nenhum membro de qualquer sociedade saberá como participar inteiramente de sua cultura, mas que pode, e deve contribuir para a boa convivência do jeito que puder.

• Na historia do Brasil, quais os papeis assumidos pelos índios?

O primeiro papel que o índio representa é no descobrimento do Brasil, onde é caracterizado como ser selvagem, atrasado, primitivo, etc. No segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim são as sutilezas, violências, persistências do que chamamos etnocentrismo.

Após o período colonial, os índios passaram quase despercebidos na historia brasileira, ficando atrás dos bastidores até pouco tempo atrás, quando chegou o Indianismo no século XIX que retrata o Índio como herói nacional nos romances de José de Alencar, Gonçalves Dias entre outros. Hoje em dia, o papel social do índio no Brasil ainda é pouco valorizado, mas tem uma enorme importância para a nossa sociedade, alem de ter cotas para o estudo, para o trabalho, a contribuição dos povos indígenas refere-se à proteção de áreas naturais, ao uso sustentável dos recursos naturais (incluindo o patrimônio genético mantido nas roças e áreas florestadas dentro das terras indígenas) e ao conhecimento que detém sobre o meio ambiente (uso de plantas medicinais, citando apenas um exemplo). Além disto, os índios também contribuem para o país por causa das relações sociais e com o meio ambiente existentes nas comunidades indígenas podem servir como formas de interação social alternativas as nossas, contribuindo para a quebra de paradigmas e a constituição de novas relações socioambientais por nós.

• Qual critério de comparação adotado pelos evolucionistas?

Podemos utilizar de vários critérios para comparar culturas distintas, porem quase todas elas são inúteis para medir o estado de “avanço” de cada uma das sociedades existentes, porque não abrangem todas as características sociais de um povo e/ou os critérios utilizados privilegiam a nação que se pôs a comparar com outra. Então o critério mais aceito é a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com