TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hannah Arendt

Ensaios: Hannah Arendt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Direitos humanos

QUESTÃO

Debate sobre Hannah Arendt – (discussão em sala de aula)

Foram discutidos em sala de aula 5 textos sobre Hannah Arendt ,nesses textos discutimos, a vida, pensamentos e obras da filosofa.

PRIMEIRO TEXTO:

Hannah Arendt nasceu em Hannover na Alemanha, em 1929, cedo se interessou por filosofia, teologia e literatura grega. De 1924 a 1929,frenquentou a universidade em Marbugo, onde conheceu Heidgger ,referencia filosófica para Hannah foi Kant.

Orientada por Heidgger em sua tese de doutorado sobre:O conceito de amor por Santo Agostinho.

Hannah se apaixona pelo seu orientador, que por ironia do destino era nazista. Quando chegou a época do nazismo ele, como filósofo, apoiou o nazismo, enquanto ela era uma judia Alemã.

Participou de atividades politicas de movimentos sionista,foi presa em 1933 e fugiu para a França onde viveu ate 1941.Escapou do campo de refugiados no sul da França onde em 1941 conseguiu chegar em Nova York onde se instalou definitivamente.

Nos anos 40 preparou sua principal obra ”As origens do totalitarismo”.Publicado em 1951.Na primeira metade dos anos 60 publicou a parte mais importante de sua obra ”A condição humana” ,”Entre o passado e o futuro”, “Sobre a revolução”, “Einchmamm em Jerusalém” e “Sobre a violência”.

Faleceu em 1975 aos 69 anos, quando pesquisava a obra de Kant, onde esperava encontrar subsídios para elaborar sua teoria do juízo.

Seu pensamento era voltado para compreender o totalitarismo, por seu judia alemã ,sofreu na pele as consequências do remine totalitário .A supressão do mundo nos regimes totalitários promove certamente, uma ruptura das relações entre os homens.

Na era moderna dois fatores marcaram a reforma e a invenção do telescópio, de algum modo os dois se relacionam com fenômeno caracterizado como período de alienação do mundo. Hannah acreditava que a reforma esta na base do capitalismo moderno.

SEGUNDO TEXTO

“As origens do totalitarismo”. Maior obra de Hannah Arendt.

Os fins justificam os meios, os nazistas obtinham a força física e também psicológica. Com a Alemanha falida quem tinha dinheiro eram os judeus.

Como ela era uma Apátrida ficava vagando. Imagina que ela era Hannah Arendt, imagina os Judeus que não tinham nenhuma instrução.

Eles discutem o Nazismo (direita) com o comunismo (esquerda).

Hannah Arendt foi perseguida porque os perseguidores não aceitavam que Nazismo e comunismo fossem a mesma coisa. O totalitarismo vem para eliminar o problema que vem pela frente, mesmo matando, como aconteceu.

Enquanto os judeus tinham saúde eram úteis, quando começavam a adoecer eram levados para o campo de extermínio. Assim como, as crianças e as mulheres.

Revolução comunista. Luiz Carlos Prestes. Olga Benadi (mulher comunista judia). O Brasil a entregou ao nazismo Alemão.

Fala muito das massas (povão). As massas são manipuladas, mentes vazias. Estas pessoas adotavam o totalitarismo.

Em relação aos direitos humanos Hannah Arendt, acredita que o Estado é favorável ao totalitarismo, então onde estão os Direitos Humanos.

“O caso dos denunciantes invejosos”. (Livro)

Propaganda totalitária. Parte do dinheiro da campanha é utilizada com dinheiro público. Na campanha política ninguém admite que errou.

TERCEIRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com