TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Heráclito

Tese: Heráclito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Os fragmentos aqui digitados foram extraídos de: HERÁCLITO: FRAGMENTOS CONTEXTUALIZADOS. Tradução, Apresentação e Comentários Alexandre Costa. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

I. Sobre o Fogo

p. 201

XXVI

Plutarco, De E apud Delphos, 388e: “Todas as coisas trocam-se a partir do fogo e o fogo a partir de todas as coisas, como do ouro as mercadorias e das mercadorias o ouro.”

XXIX

Clemente de Alexandria, Stromata, V, 104: “O cosmo, o mesmo para todos, não o fez nenhum dos deuses nem nenhum dos homens, mas sempre foi, é e será fogo sempre vivo, acendendo-se segundo medidas e segundo medidas apagando-se.”

XVIII

Clemente de Alexandria, Stromata, V, 104: “Transformações do fogo: primeiro, mar: do mar, metade terra, metade ardência” (...)“o mar distende-se e mede-se no mesmo lógos, tal como era antes de se tornar terra.”

p. 211

LXXXIV

Hipólito, Refutação, IX, 9 e 10. “Todas as coisas que são conduz o raio.”

p. 213

CI

Estobeu, Antologia, III, 5, 8: “Brilho: alma seca, a mais sábia e melhor.”

II. Sobre o Devir

p. 205

XLIX

Heráclito, Alegorias, 24: “Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos”.

L

Plutarco, De E apud Delphos, 392b: “Não é possível entrar duas vezes no mesmo rio.”

LI

Ário Dídimo, em Eusébio, Preparação Evangélica, XV, 20, 2 (MRAS, II, p. 384): “Aos que entram nos mesmos rios afluem outras e outras águas; e os vapores exalam do úmido.”

p. 204

XLIII

Plotino, Enéadas, IV, 8 (6) 1: “Transmutando-se, repousa.”

III. Sobre o Lógos

p. 199

XVII

Marco Aurélio, IV, 46: “Do lógos com que constantemente lidam, divergem, e as coisas que a cada dia encontram revelam-se-lhes estranhas.”

p. 197

II

Sexto Empírico, Contra os Matemáticos, VII, 132-133: “Desse lógos, sendo sempre, são os homens ignorantes tanto antes de ouvir como depois de o ouvirem; todas as coisas vêm a ser segundo esse lógos, e ainda assim parecem inexperientes, embora se experimentem nestas palavras e ações, tais quais eu exponho, distinguindo cada coisa segundo a natureza e enunciando como se comporta. Aos outros homens, encobre-se tanto o que fazem acordados como esquecem o que fazem dormindo.”

I

Hipólito, Refutação, IX, 9 e 10: “Ouvindo não a mim, mas ao lógos, é sábio concordar ser tudo-um.”

p. 200

XVIII

Sexto Empírico, Contra os Matemáticos, VII, 132-133: “Embora sendo o lógos comum, a massa vive como se tivesse pensamento particular”.

IV. Sobre o Conhecimento

p. 209

LXXVI

Sexto Empírico, Contra os Matemáticos, VII, 126: “Para os homens que têm almas bárbaras, olhos e ouvidos são más testemunhas.”

V. Sobre a Unidade dos Contrários

p. 215

CXV

Hipólito, Refutação, IX, 9 e 10: “Água do mar: a mais pura e a mais impura; para os peixes, potável e vital, para os homens, impotável e deletéria.”

CXIV

Estobeu, Antologia, III, 1, 177: “A doença faz da saúde coisa agradável e boa, a fome da saciedade, a fadiga do repouso.”

p. 204

XLVII

Plotino, Enéadas, IV, 8 (6) 1: “Caminho: em cima, embaixo, um e o mesmo.”

XLII

Plutarco, Consolação a Apolônio, 106e: “O mesmo é vivo e morto, acordado e adormecido, novo e velho: pois estes, modificando-se, são aqueles e, novamente, aqueles, modificando-se,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com