TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Heráclito E Parmênides

Trabalho Universitário: Heráclito E Parmênides. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 3

Heráclito e Parmênides: o problema da imutabilidade do ser

No texto a seguir serão discutidas as diferenças entre Heráclito e Parmênides, os conceitos por eles apresentados, suas divergências e, sobretudo, seus pensamentos mais expressivos: as constantes transformações de Heráclito e o ser imóvel de Parmênides, bem como a importância desses filósofos para concepções filosóficas posteriores.

Heráclito desenvolve a ideia de que tudo flui, ou seja, tudo está em constante movimento. Já, Parmênides, diz que o ser é único e imóvel, acessível apenas pela razão.

Heráclito: o devir

Heráclito é um dos principais filósofos pré-socráticos. Nasceu em Éfeso, na Jônia, e viveu, mais ou menos, entre 540 e 476 a. C. Sua concepção de realidade está baseada no movimento, na transformação constante de todas as coisas. Para Heráclito, nada permanece imóvel, fixo e estável, ao contrário, tudo se move, tudo muda, tudo se transforma incessantemente. Heráclito expressa sua ideia do “devir” (movimento) na seguinte frase: "Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio, porque suas águas não são as mesmas e nós também não somos os mesmos".

O “devir” é resultado da luta entre os contrários, “a vida e a morte”, “o dia e a noite”, o “quente e o frio, “o bem e o mal”, etc.”. Mas o devir não provoca o caos, e sim a harmonia do universo. A realidade advém então, não em uma das alternativas, que são apenas partes da realidade, e sim nas transformações, ou seja, na guerra dos opostos. Dessa guerra é que nasce a harmonia, e assim os contrários passam a existir: o frio faz do calor algo bom, ou seja, se não existisse o frio não teria porque valorizar o calor.

Assim como todos os filósofos pré-socráticos, Heráclito também definiu uma arché (principio de todas as coisas), o fogo, capaz de expressar bem sua ideia do devir, pois para existir, o fogo, destrói. Assim o ser é o não ser.

Parmênides: o ser

Parmênides nasceu em Eléia na Itália, por volta de 530 a. C. É também um dos mais importantes filósofos pré-socráticos. Sua filosofia diverge-se com a de Heráclito, pois o mesmo defende a ideia de que “tudo permanece”, pregando uma teoria da existência da realidade única. “O ser é e o não ser, não é”, tornando o famoso devir (Heráclito), resultado da guerra dos opostos, algo inaceitável. Para Parmênides, o que é captado por nossos sentidos é aparência, ilusão, e apenas a razão, é aceitável e real. A realidade, de acordo com essa ideia, é imutável.

Parmênides, diferentemente dos outros filósofos pré-socráticos, deixa de estudar a physis (natureza) e passa e estudar o ser enquanto ser (ontologia). É considerado o primeiro filósofo a formular os princípios lógicos de identidade e de não contradição (via da verdade).

A problemática levantada por Heráclito e Parmênides sobre a realidade do ser é uma discussão que perdurou por toda a História da Filosofia, e teve expressiva influência nos pensamentos de Platão e Aristóteles.

Platão contrapõe o debate entre Heráclito e Parmênides com uma nova visão de como o ser compreende o mundo. Platão divide o mundo em dois aspectos: o mundo sensível e mundo inteligível. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com