TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Dissertações: Historia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

A filosofia e seus princípios fundamentais

Filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica à reflexão, pois é a disciplina que estuda os problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, e aos valores morais, e é importante que esteja ao alcance de todo cidadão. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, entretanto, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

A filosofia é uma disciplina que nos mostra novos conhecimentos, que consistem no pensamento dedutivo, ou seja, o conhecimento que temos através da memória ou percepção. Não necessita de estatísticas ou laboratórios para se chegar a um resultado seguro.

Esta disciplina sofre constante preconceito por parte das instituições de ensino por abordar problemas importantes no meio social, sendo problemas que ninguém quer resolver ou aceitar, entre outras razões.

Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores, uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática. As instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada.

Como essa é uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto por parte de alunos e professores, a solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer, pela sua historia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica. O que está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia bem como saber discutir por si os problemas, teorias e seus argumentos.

Cabe à filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia. Estimulando, perguntando-lhe o que pensa sobre os problemas do livre-arbítrio, ética e sendo ajudado com instrumentos filosóficos. Sem esses instrumentos filosóficos adequados o estudante fica reduzido à opinião do senso comum.

Como com a filosofia traz a vontade de questionamento, o saber questionar, produz seres pensantes, o que não faz com que não seja interessante para os governantes introduzir essa matéria no currículo escolar e aplicá-lo de forma correta.

A sociedade atual está baseada em princípios de desigualdade e exploração entre as classes sociais. Nesse contexto, o processo educativo desenvolvido dentro das escolas também possui características que o tornam reprodutor das desigualdades sociais.

Percebe-se na realidade que a educação destinada a uma "minoria privilegiada" se difere totalmente daquela oferecida à "maioria excluída”, principalmente no que se refere à qualidade. Dentro de uma ideologia dominante, a educação é igual para todos, proporcionando as mesmas oportunidades, porém, a realidade existente serve para desmistificar esse fato ideológico. A escola em um processo sutil segrega e marginaliza a classe excluída da classe dominante.

Como foi visto na reportagem o no artigo proposto, há uma diferença gritante na forma como a educação é tratada. Uma minoria tem acesso a uma educação tecnológica com um novo conceito pedagógico, enquanto a maioria e vitima de escolas sem estruturas mínimas e quando a tecnologia chega não se tem estrutura para comportá-la.

Como a educação reflete a sociedade em que vivemos as diferenças econômicas dentro dessa sociedade também vai aparecer na educação. O que fica claro que as diferenças econômicas e as divisões desiguais entre as classes sociais existentes irão sempre refletir na educação, e como boa educação gera seres pensantes não é interessante para os governantes propiciar um educação de qualidade e com boa estrutura.

Como a sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas

Moacir Gadotti formado em pedagogia e filosofia e em ciências da educação, na universidade de Genebra atualmente e professor da universidade de São Paulo e diretor do instituto Paulo Freire.

O conhecimento seja garantido, durante o presente e o futuro, nossos corações e mente deve ser voltada ao ensino não importando qual escola, que aluno.

É necessário mudar o conceito do aluno para que possam mudar o mundo.

Como fazer isso? Fazendo com que a educação tenha sentido, tende ser questionada a cada tema dado é preciso fazer da educação uma felicidade, um divertimento e não uma obrigação, talvez seja por isso que faça o fracasso escolar, a base da educação não deve ser só textual.

Temos que aprender a viver juntos com diferença, e aprender que isso gera um conjunto, isto é um grande desafio da educação da atualidade.

É preciso o ensino adaptado à sociedade em movimento constante e necessário ter um projeto político, projeto pedagógico colocando o aluno para investigar tendo, base o ensino médio que é fundamental.

Já pensando na amplitude do aluno para a formação do ser humano para isso é preciso ter um conjunto professor- aluno.

Para Gadotti ao mesmo tempo em que a tecnologia tornou possível o surgimento da informação gera uma crise aonde o papel, livros vão dando espaços aos teclados, mouse, biblioteca virtual.

O mundo real a informática não esta disponível para todos, nesse momento o papel do professor é ajudar acompanhando o aluno.

Criando projetos internos, projetos gorvenantais, projetos solidários, bibliotecas circulantes. O ideal seria que não tivesse diferenças entre o modo de ensinar, nem seleção de alunos, todos merecem o ensino digno.

Capacitar o professor significa investir nos estudos, nos alunos no modo de agir com eles.

Assim capacitando e preparando o aluno para conviver entre dois mundos o real e o digital.

Já que temos que preparar o aluno de forma coerente para as mudanças que ocorrem no mundo da globalização e no mundo da informação

E possível fazer isso, basta formar um conjunto escola, governo, professor e principalmente alunos.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com