TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobbes

Trabalho Universitário: Hobbes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO:

As sociedades contemporâneas caracterizam-se, numa medida, por serem plurais em função, ao menos, das diversidades culturais que constituem modos de ser próprios e, por consequência, moralidades diversas. Isso implica diversidade sobre bem e mal, certo e errado, justo e injusto. Neste sentido, há dificuldades decorrentes disso, tais como: 1) julgar moralmente uma sociedade; 2) propor princípios morais universais; 3) efetivar direitos universais. Ora, se isto estiver certo, poderemos nos perguntar: são possíveis diálogos entre as sociedades sem que haja o uso da força? São possíveis pactos legítimos entre as sociedades plurais? Estamos diante de uma nova roupagem para o estado de natureza hobbesiano?

A partir do exposto acima e da leitura do livro didático, elabore um texto crítico de no mínimo 30 linhas (10 linhas para cada questão), que responda de modo reflexivo, as questões abaixo. Você deverá abordar em seu texto ao menos 2 citações diretas ou indiretas retiradas de fontes externas ao material didático. Para isso, você deverá realizar leituras em artigos, livros (impresso ou online). Não se esqueça de referenciar os autores citados, assim como apresentar as referências bibliográficas, conforme normas da ABNT disponível no link (http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/trabalhos_academicos/index.htm). Acessado em 09 mar. 2012.

1) Explique como se constitui a natureza da sociedade em Hobbes e em que medida tal natureza está presente nas sociedades contemporâneas. (3,0 pontos)

2) Explique o significado de estado de natureza em Hobbes e relacione-o com a consideração de que em sociedades plurais não são possíveis diálogos sem o uso da força. (3,0 pontos)

3) Explique o significado de pacto social a partir da afirmação de Hobbes: “(...) Os homens não tem nenhum prazer na companhia dos outros (mas pelo contrário um enorne desprazer) quando não houver um poder capaz de inspirar respeito em todos”. (LEVIATÃ, CAP. XIII). (3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com