TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado De Natureza Em Hobbes

Trabalho Universitário: O Estado De Natureza Em Hobbes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  900 Visualizações

Para Hobbes, o homens são maus por natureza e possuem um poder de violência ilimitado para se autopreservar e satisfazer os seus desejos. Assim, a ação de um se limita pela força do outro.

O Estado de Natureza é sempre um estado de guerra, que mesmo sem batalhas diretas pode ocorrer a qualquer momento. Isso tudo é analisado a partir da falta de um governo para manter a ordem e evitar que os homens vivam em desordem total.

A igualdade dos homens no estado de natureza da teoria de Hobbes é a igualdade no medo, pois a vida de todos fica ameaçada. Em prol disso o homem tende a querer um Estado regulador para manter-se livre de guerras e que mantenha o respeito e a ordem.

“No entanto, a guerrra de todos contra todos no estado no estado de natureza hobbesiano não é uma guerra de classes contra classes, tão pouco de grupos contra grupos, é uma guerra de cada indivíduo em particular contra cada um dos outros” (PERSPECTIVA FILOSÓFICA [2006] brandão ASSIS, 2006, p. 39, v.1).

Nas sociedades contemporâneas, onde há culturas diferenciadas, existência de identidades nacionas, étnicas e religiosas é de se imaginar que a falta de um governo detentor de direitos para regular a ordem seria o caos. Temos casos diários de intolerância de grupos que chegam a práticas violentas contra minorias.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com