TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobbes resumo

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

HOBBES

- Contexto histórico: Hobbes organizou suas teorias a partir de uma confrontação do pensamento medieval e em virtude de um conjunto de relações políticas que determinaram a alteração dos quadros institucionais da Grã-Bretanha. Em virtude disso, foi obtenebrado em parte pela produção de Locke.

- A produção de Hobbes esteve dirigida a partir de uma revisão específica do nominalismo medieval. Passou à determinação de um modelo empírico capaz de mesclar as relações entre linguagem onomástica e traços formulares de linguagem, empregando tais leituras a partir de um regime analógico de cálculo. Nesse caso, a produção formular permitiria refletir a conjugação dos nomes em razão das relações desejadas, constituindo uma suposta experiência de caráter empírico, capaz de povoar suas fileiras estados considerados puramente metafísicos em movimentos filosóficos posteriores.

- Assim, o duplo eixo de produção de seu pensamento esteve concentrado em torno das relações de caráter empírico e das observações de tons legitimadores racionais.

FILOSOFIA POLÍTICA EM HOBBES

- Com base nas estruturas metodológicas anteriormente consideradas, o autor define que precisa estudar o comportamento humano antes de estabelecer parâmetros de leitura do pensamento político. Buscando exatidão científica, o filósofo estabelece que é preciso coletar as rotinas comuns do comportamento por meio da observação. Quando chega a isso, conclui que pelo menos quatro conectores onomásticos são necessários para compreender a composição do comportamento humano. São eles: bem, mal, indivíduo e coletividade.

- A articulação formular desses elementos levará à formulação de juízos a respeito do comportamento humano. Exemplo:

- Indivíduo + bem + coletivo + bem = Aquele que procura o bem de si mesmo e o bem da coletividade em iguais medidas é chamado de.... = virtuoso. Preocupa-se com o ... bem comum.

- Indivíduo + mal + coletivo + bem = Aquele que procura o bem da coletividade aceitando inclusive o mal para si, se necessário, é chamado de ... altruísta.

- Indivíduo + bem + coletivo + mal = Aquele que procura o seu próprio bem em detrimento do bem da coletividade é chamado de ... egoísta.

(...)

- Segundo Hobbes o homem é egoísta por natureza, eis que, segundo a repetição das experiências  humanas, sabe-se que o homem privilegia o seu bem em detrimento do bem alheio, se necessário.

- Hobbes emprega as conclusões anteriores para definir o comportamento humano segundo escalas de determinação emocional. Assim, cria a chamada teoria emotivista.

- O egoísmo é, nesse sentido, pauta definidora das relações fundantes de todo o regramento de Direito Natural. Dezesseis leis são estruturadas em torno do sentimento de egoísmo, dirigidas à superação de tal leitura e em nome de uma organização que refreie suas consequências mais negativas.

  1. Pacto
  2. Juramento
  3. Contrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com