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Homem E Sociedade

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Por:   •  30/3/2014  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

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A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:

a.

Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.

b.

Na impossibilidade de tudo explicar cada sociedade, originalmente, é preciso complementar suas referências com aquelas de outras culturas.

c.

Não há fatos culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser generalizados.

d.

Nada em uma sociedade pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas explicações locais para os fatos e processos naturais.

e.

Como nenhum lugar e nenhum povo é igual a outros, também não pode haver processos universais.

0,5 pontos

Pergunta 6

Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:

a.

A antropologia social não considera as explicações das demais ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.

b.

A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.

c.

Não podemos utilizar as referências de uma cultura para julgar a mesma.

d.

A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma construção mental.

e.

Os povos constroem seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos, tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o etnocentrismo.

0,5 pontos

Pergunta 7

A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:

a.

O único à imagem e semelhança de Deus.

b.

O fim de um processo evolutivo, que saiu de animais simples e chegou ao seu ápice.

c.

O único animal racional e cultural, o que é comprovado pelos processos de comunicação, inexistentes nos outros seres vivos.

d.

O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.

e.

Entidade pensante que, em razão de sua superioridade, não pode ser denominada animal.

0,5 pontos

Pergunta 8

A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:

a.

Os grupos de seres humanos têm suas formas de vida totalmente induzidas, impostas pelo ambiente.

b.

Ao competirem e cooperarem, os humanos exercitam seus atributos e habilidades essencialmente humanas, sem a consideração dos recursos ambientais.

c.

A evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.

d.

As adaptações dos seres humanos ao entorno são em si mesmas o processo evolutivo, pois em nada contam os eventuais novos padrões de comportamentos assim gerados.

e.

A simbolização comentada é, estritamente, a criação das palavras.

0,5 pontos

Pergunta 9

Considerando o trecho da cena imaginária sobre os primórdios da evolução que leva o hominídeo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução, uma centelha de humanidadeainda embrionária (algum traço estrito de humanidade):

“...Aproximando-nos, fecha-se um close no primeiro rosto. Um homem parece vasculhar o mundo em busca de outras formas como eles. Busca sem sucesso. A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda espécie que se sente caçada.

Essa é a marca essencial de todos aqueles corpos pendidos e aqueles rostos torturados: o semblante de uma espécie caçada.

A caça tem um olhar que lhe é típico: a impossibilidade do repouso, a consciência contínua da ameaça, o sentimento de que predadores podem surgir por detrás das pedras que os circundam, a sensação de morte em toda parte. Sua morte.

Segundo o que nos dizem os especialistas no sangrento passado dos animais, quando uma espécie se encontra sob forte pressão adaptativa, os poucos sobreviventes que restam estão no foco de uma grande violência por parte da seleção natural. Corpos eleitos para o sofrimento.

É como se os olhos injetados de sangue do "criador cruel" estivessem pousados sobre esses infelizes.

...

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