TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Ensaios: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  2.002 Visualizações

Página 1 de 9

“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:

a.

A frase dá margem a muitos preconceitos e é utilizada para condenar pessoas inocentes apenas por integrarem determinadas comunidades culturais.

b.

Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.

c.

Lévi-Strauss, grande antropólogo e responsável pelo combate a essa visão estrutural, afirmava que os traços culturais das sociedades devem ser analisados com base numa referência única e seriamente constituída.

d.

Tal afirmação implica uma boa dose de preconceito, não servindo a nossas discussões acadêmicas.

e.

Todo hábito cultural deve ser visto como uma expressão da globalização econômica que define os costumes, e, portanto, torna-se propulsora das grandes transformações culturais, apagando os traços próprios de cada povo.

0,5 pontos

Pergunta 2

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito à manutenção das sociedades.

As normas e os valores precisam ser mantidos, e para isso há uma espécie de 'vigilância'. Existem vários níveis de 'vigilância' que a sociedade cria para zelar pelo cumprimento dos valores e das normas. Um é o institucional. Existem instituições para punir quem não se comporta 'adequadamente', como escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado. (...).

Também existe outro nível de 'vigilância', que é o do convívio social. Em todos nossos contatos podemos observar como as pessoas julgam, o tempo todo, a conduta umas das outras. Frases como: 'mas também, mereceu!', 'fulano é muito fofoqueiro', 'eu não faria isso', 'você pode me explicar por que fez isso?' entre tantas outras, são uma forma que os indivíduos encontraram para demonstrar que é preciso que todos participem de alguma forma do conjunto de valores, e que as normas devem valer para todos. Os que não seguem as normas e os valores são repreendidos e recebem um tipo de punição moral, psicológica.

a.

É perceptível o controle dos indivíduos pelo grupo, porém, no cotidiano não costuma haver dispositivos de condução e repressão do comportamento.

b.

As instituições escolas, prefeituras, polícia, leis e jurisdição, além do Estado, existem somente para vigiar e punir.

c.

O papel dos valores e costumes na referida manutenção é sempre mínimo, pois quando se trata de impor condutas, o que conta mesmo são as leis e o sistema penal.

d.

Não é comum as pessoas se sentirem cobradas pela sociedade em geral e pelos grupos que integram.

e.

Há muitos mecanismos de controle e todos nascem do julgamento com base em valores.

0,5 pontos

Pergunta 3

A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.

Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.

Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.

Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.

a.

A tatuagem tribal (a maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes.

b.

Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois eles são absolutos, invariáveis em seus significados.

c.

Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.

d.

O que a autora do texto quer dizer com convenção é que é uma maneira de os símbolos não sofrerem perdas ou mudanças quando transferidos de lugar.

e.

O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.

0,5 pontos

Pergunta 4

A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:

a.

Participarmos de uma identidade globalizada e homogênea, uma vez que não podemos ter consciência da cultura de nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com