TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEIA DO BEM BELO E JUSTO

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria das ideias

Ideia do bem, do belo e do justo

Bem se define pela unidade, o bem é aquilo que uni e que leva os seres a uma unidade cada vez maior.

 ‘‘A idéia do bem é a última a ser apreendida, e com dificuldade e que não se pode apreendê-la sem concluir que ela é a causa de tudo o que de reto e belo existe em todas as coisas; na mundo visível’’.

Belo necessariamente é aquilo que eleva a consciência do homem em direção ao bem.

 ‘‘Aquele que acredita que o belo existe em si mesmo, que pode admirá-lo na sua essência e nos objetos que nele participam, que nunca toma as coisas belas pelo belo nem o belo pelas coisas belas’’

 

Justo ele diz que a justiça tem muito a ver com a ordem, que todas as coisas se manifestaram para cumprir um propósito, elas tem uma natureza, uma essência e tem um papel dentro do universo. Nada é bom ou mau em si o bom ou mal é o uso que se faz das coisas. Então quando as coisas estão no lugar errado elas se tornam negativas, quando se encontra no lugar certo, onde todas as coisas se justificam todas elas se realizam. E achar o local onde todas as coisas se justificam é o papel do justo, é a justiça, justiça seria dar a cada um o que lhe corresponde segundo a sua natureza e seus atos.

‘‘é justo restituir a cada um o que lhe convém, considerando isso restituir o que é devido’’

“Concedamos ao justo e ao injusto a permissão de fazerem o que querem; sigamo-los e observemos até onde o desejo leva a um e a outro. Apanharemos o justo em flagrante delito de buscar o mesmo objetivo que o injusto, impelido pela necessidade de prevalecer sobre os outros: é isso que a natureza toda procura como um bem, mas que, por lei e por força, é reduzido ao respeito da igualdade.”

São 03 conceitos importantes e fundamentais e Platão define todos esses conceitos dentro do diálogo no seu livro a Republica, seu objetivo era construir uma cidade ideal.

Platão relaciona essas coisas todas como interligadas, ou seja, a unidade é para onde caminha todo o universo, universo veio da unidade e volta para ele, a evolução sempre se dá rumo a unidade, onde cada coisa se encaixa como se fosse um grande quebra-cabeça, cada ser quando encontra a si próprio encontra sua própria identidade encontra uma forma que encaixa perfeitamente com a do resto do universo, se sua forma está em atrito é porque ainda não é sua forma, quando você encontra a sua identidade profunda que é "conhece a ti mesmo" você se encaixa no universo de maneira harmoniosa.

REFERÊNCIAS

PLATÃO. A República. Paginas 09, 56, 300, 242

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com