TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idealismo

Trabalho Universitário: Idealismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  1.368 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

IDEALISMO

O idealismo surgiu na Grécia Antiga com Platão, denominado de idealismo transcendente, onde as idéias ou arquétipos ideais representam a realidade verdadeira, da qual seriam as realidades sensíveis, meras copias imperfeitas, sem validade em si mesmas, mas sim enquanto participam do ser essencial.

O idealismo de Platão reduz o real ao ideal, resolvendo o ser em idéia, pois como ele já dizia, as idéias são o sol que ilumina e torna visíveis as coisas. Alguns autores entendem que a doutrina platônica poderia ser vista como uma forma de realismo, pois o idealismo ‘verdadeiro’ é aquele desenvolvido a partir de Descartes.

O que interessa à Teoria do Conhecimento, é o idealismo imanentista, que afirma que as coisas não existem por si mesmas, mas na medida e enquanto são representadas ou pensadas, de maneira que só se conhece aquilo que se insere no domínio de nosso espírito e não as coisas como tais, ou seja, há uma tendência a subordinar tudo à formas espirituais ou esquemas. No idealismo, que é a compreensão do real como idealidade (o que equivale dizer a realidade como espírito), o homem cria um objeto com os elementos de sua subjetividade, sem que algo preexista ao objeto (no sentindo gnosiológico).

Sintetizando, o idealismo é a doutrina ou corrente de pensamento que subordina ou reduz o conhecimento à representação ou ao processo do pensamento mesmo, por entender que a verdade das coisas está menos nelas do que em nós, em nossa consciência ou em nossa mente, no fato de serem percebidas ou pensadas.

Dentro dessa concepção existem duas orientações idealistas. Uma é a do idealismo psicológico ou conscienciológico, onde o que se conhece não são as coisas e sim a imagem delas. Podemos conceituá-lo como aquele em que a realidade é cognoscível se e enquanto se projeta no plano da consciência, revelando-se como momento ou conteúdo de nossa vida interior. Também chamado de idealismo subjetivo, este diz que o homem não conhece as coisas, e sim a representação que a nossa consciência forma em razão delas. Seus representantes são Hume, Locke e Berkeley.

A outra é a orientação idealista de natureza lógica, que parte da afirmação de que só conhecemos o que se converte em pensamento, ou é conteúdo de pensamento. Ou seja, o ser não é outra coisa senão idéia.

Idealismo é uma corrente filosófica da qual foi desaparecendo no decorrer do maior aparecimento da modernidade.

O idealismo teve maior ênfase desde a revolução filosófica, que foi iniciada pelo filósofo Descartes, mas, o Idealismo pode se associar certamente com os alemães, dos quais mais colocaram em prática este tipo de pensamento.

É bastante difícil definir num conceito apenas o Idealismo, mas o mais evidente conceito de que ele é o pensamento do ideal que queremos pra nós mesmos, é a construção de valores que levamos para a nossa vida. O ponto principal de pensamento idealista é o ‘eu’.

Porém, diferentemente do que muitos pensam, o idealismo não representa o pensamento ‘preconceituoso’ – pensamento apenas sobre si mesmo-, o idealismo é a conclusão que tiramos através do convívio e consciência em relação á pensamentos alheios. É o resgate de valores, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com