TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias De émile Durkheim

Pesquisas Acadêmicas: Ideias De émile Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

le foi responsável pela introdução da área nos currículos das universidades, quando se tornou de fato uma disciplina reconhecida como cientifica.

Escreveu várias obras e pesquisou temas diversos, incluindo o estudo sobre o suicídio, dentre as quais podemos destacar:

Da divisão social do trabalho.

As regras do método sociológico.

O suicídio.

Formas elementares da vida religiosa.

Educação e Sociologia.

Os fatos sociais.

Na obra As regras do método sociológico, Durkheim definiu o objeto de estudo da sociologia como os fatos sociais.

Um fato social, que não deve ser confundido com um padrão social, seria um acontecimento ou ação relevante para o funcionamento da sociedade.

O fato social seria determinado pela coerção social, fazendo os indivíduos se conformarem com as regras impostas pela sociedade, independente de sua vontade.

O grau de coerção dos fatos sociais seria determinado pelas sanções, os impedimentos que o individuo está sujeito quando tenta se rebelar contra a coerção.

Neste sentido, as sanções seriam legais ou espontâneas.

Sanções legais são aquelas impostas pela sociedade através das leis, colocando penalidades institucionalizadas aos infratores.

Quando um indivíduo comete um ato considerado criminoso, ele nada mais faz que infringir uma regra imposta pela sociedade e transformada em lei.

Sanções espontâneas são impostas pela estrutura do grupo ao qual o individuo pertence ou pela sociedade como um todo, isolando o individuo e conduzindo ao suicídio no seu extremo.

Neste caso, não precisam existir nem ao menos regras explicitas de convivência, basta que fique subentendido, por exemplo, que para pertencer a determinado grupo, o individuo deve se vestir de determinada maneira.

O simples fato de se vestir diferente ou não falar as mesmas gírias gera o isolamento do infrator.

Portanto, o fato social é o registro do comportamento que é imposto pela coletividade, podendo ou não constituir um padrão.

Embora, com o tempo, um fato social repetido constantemente conduza a formação de um padrão social.

Dentro deste contexto, a educação age como elemento de coerção, tanto na variante formal como informal, internalizando e transformando regras e hábitos, interferindo na formação de padrões sociais.

A crítica ao positivismo.

Apesar de Durkheim, nos seus estudos iniciais, seja identificado como positivista; após identificar os fatos sociais, procurou definir o método de conhecimento da sociologia.

Ao fazê-lo estabeleceu uma critica ao positivismo, mantendo, contudo, características muito próximas a metodologia desenvolvida por Comte.

Para Durkheim, a explicação cientifica exige que o pesquisador mantenha distância e neutralidade em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com