TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias De Platão Referente à Beleza

Casos: Idéias De Platão Referente à Beleza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Idéias de Platão referente à beleza:

Na questão ética Platão liga beleza e bondade, tudo aquilo que é belo é também verdadeiro e bom e vice-versa. É a beleza das idéias que atraem a inteligência do filósofo e o bem, também por ser belo, atrai a sabedoria.

Posição de Tomás de Aquino na Idade Média,referente a distinção entre a Arte “LIBERAL” e a arte “SERVIL”.

Na Idade Média surgem dois conceitos de Arte justificados por São Tomás de Aquino. O primeiro é a “arte liberal” digna do homem livre, dirigida à razão e ao pensamento, identificada na gramática, na retórica, na lógica, na aritmética, na geometria, na astrologia e na música. O segundo conceito é o da “arte servil” ou mecânica, dirigida ao trabalho com as mãos, própria do trabalhador manual e identificada na agricultura, caça, pesca, medicina, engenharia, navegação, pintura, escultura, olaria, carpintaria, marcenaria, fiação, tecelagem, dentre outras. Tais conceitos estabelecem-se numa concepção cristã que divide corpo e alma e considera a “arte liberal” superior à “arte servil”.

Posição de Kanti, á partir do formalismo:

A moral kantiana baseia-se num princípio formalista: o que interessa na moralidade de um ato é o respeito à própria lei moral, e não os interesses, fins ou conseqüências do próprio ato. Uma boa vontade, guiada pela razão age em função de um imperativo categórico (dever).

Kant concebe a realidade numérica (realidade absoluta) como inteligível, a qual só pode ser atingida não por uma via teorética, mas por uma via prática, moral. Portanto, a moralidade (razão prática) tem que ser pura, sem conteúdos sensíveis. Esta pureza inteligível dá-lhe a primazia sobre o conhecimento (razão teórica), no qual o elemento inteligível está necessariamente contaminado pelos dados sensíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com