TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Referentes à Administração

Tese: Temas Referentes à Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Temas Referentes à Administração

HUMANIZAÇÃO: É adquirir novos hábitos mais apropriados sob o prisma da ética e da moral distanciando-se da ignorância... É educar-se sendo mais caráter, ou seja, evoluindo. Tem-se falado em humanização. Mas o que é humanização e para que serve?... Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca. O relacionamento no trabalho deve se pautar pelo diálogo, sem o qual as relações entre os indivíduos reserva-la para conflitos vários. A dignidade jamais deve ser esquecida ou colocada em segundo plano. A prática da humanização deve ser observada ininterruptamente. O comportamento ético deve ser o princípio de vida da organização, uma vez que ser ético é preocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva. Discutir a humanização no ambiente de trabalho é algo imprescindível, e a efetiva vivência num ambiente organizacional cujos valores maiores incluam a humanização trará grandes benefícios para os indivíduos, as organizações e a sociedade em geral.

RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL: O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo, controlar suas emoções, administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de si mesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Este relacionamento permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe a capacidade de compreender a si mesmo, de ter um modelo útil e eficaz de si, que inclua os próprios desejos, medos e capacidades de empregar esta informação com eficiência na regulação da própria vida. Manifesta-se positivamente em pessoas possuidoras de boa autoestima e capazes de uma boa interação. O relacionamento interpessoal é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as outras pessoas, distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes ao outro, buscando reagir em função destes sentimentos. Esta capacidade permite a descentralização do sujeito para interagir com o outro. Mostra a capacidade de uma pessoa para entender as intenções, as motivações e os desejos alheios e, em consequência, sua capacidade para trabalhar eficazmente com outras pessoas. Este relacionamento se manifesta de forma positiva em professores, médicos, líderes religiosos, etc.

As relações interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psicólogo Kurt Lewin. “MAILHIOT (1976: 66), ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”.

ÉTICA: Afinal, o que é ética? Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca... No que se refere à ética propriamente dita, os investimentos estão sendo direcionados não apenas às ações de marketing, como também nas ações internas, especialmente na criação de Comitês e Códigos de Ética.

Para que aja ética no ambientede trabalho é precisamos antes de tudoser humilde, honesto, tolerante e flexível em qualquer situação. Ser uma pessoa ética significa abrir mão de algumas coisas e perder algo.É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com