TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ignorância E Verdade

Dissertações: Ignorância E Verdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

1 - é não saber de alguma coisa, ela pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos, achamos que sabemos, mas não sabemos e nem duvidamos que não sabemos.

2 - Ignorância é não saber de algo e, incerteza descobrimos que somos ignorantes e que nossa opiniões não dão conta da realidade, e quando a ignorância e as dúvidas tomam conta descobrimos que aquilo que sempre acreditamos não serve mais.

3 - Porque a partir do momento que temos uma dúvida, ou uma decepção ou um espanto passamos a não saber mais o que pensar, e aí saímos em busca da verdade, saímos do estado de encantamento para ir em busca da verdade.

4 - A propaganda nunca vende um produto dizendo o que ele é e para que ele serve. Ela vende uma imagem que é transmitida por meio de um produto, fazendo com que determinado objeto se torne o melhor e o essencial para nossas vidas.

5 - O primeiro tipo de busca da verdade é o que nasce da decepção da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas.

O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e as crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade que nos cerca. É a busca da verdade na atitude filosófica.

6 - Para Descartes a dúvida metódica é quando temos dúvidas e incertezas do que aprendemos, então passamos a elaborar um exame critico dos conhecimentos.

7 - O argumento dos sonhos para Descartes é que quando sonhamos estamos convencidos que o sonho é realidade e não sabemos distinguir realmente o sonho da verdade, por isso não podemos afirmar que o mundo não é um sonho.

8 - A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: “EU PENSO”. Ele chegou a ela pelo seguinte raciocínio: eu penso, pois, se duvidar de que estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneira de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com