TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Immanuel kant: Que é “Esclarecimento”?

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 3

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? In: KANT, Immanuel. Immanuel Kant: textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 63-71.

QUESTÕES

  1. Do que está falando, qual o tema ou assunto do texto?

A definição e/ou o entendimento do termo “aufklärung”, traduzido para o português, no texto em questão, como esclarecimento.

  1. Qual o problema que se coloca, ou seja, por que o tema está em questão?

Saber como se dá o processo “que a razão humana efetua por si mesma para sair do estado que Kant chama de ‘menoridade’”. Conforme o texto, menoridade pode ser entendida como “a submissão do pensamento individual ou de um povo a um poder tutelar alheio”, e o homem é o próprio culpado de sua menoridade, quando o mesmo, por falta de coragem e/ou decisão, deixa de servir a si próprio. Durante sua breve existência, por comodismo ou por oportunismo, medo ou preguiça, o homem irá passar por uma situação de menoridade, afirma Kant.

  1. Qual a resposta que o autor dá ao problema, qual a tese que defende ao tentar resolver o problema ou explicar o tema?

Liberdade. Para se ter esclarecimento o homem precisa da mais simples forma de liberdade, que é a de fazer uso público de sua razão em todas as questões. Sendo que este uso público da razão deve ser um compromisso moral com o aperfeiçoamento e bem-estar da sociedade em geral, respeitando sempre as hierarquias sociais existentes. E, ainda, lembrando-se que essa liberdade possui limitações – em vários momentos podemos questionar, mas não podemos desobedecer, pois poderemos sofrer as sanções previstas na legislação em vigor.

  1. Como o autor demonstra sua hipótese? Como ele a comprova?

Kant, parte da afirmação que o homem é o próprio culpado de sua menoridade, pois, por comodismo ou por oportunismo, medo ou preguiça, prefere (ou deixa) que outros tomem decisões por ele. Pela facilidade que alguns mecanismos e/ou instrumentos são nos apresentados, o homem, às vezes, deixa que a menoridade se perpetue. Kant elenca a preguiça e a covardia como sendo os principais motivos para que o homem continue a ser menor por toda sua vida. Se o homem pode pagar por um livro ou um mentor espiritual ou um médico que tome que tome decisões para ele, para que esforçar-se? Assim, o trabalho “desagradável” de pensar fica para outro, enquanto o próprio (pagante) fica cada vez mais dependente de um tutor.

De qualquer maneira, Kant também afirma que é possível que o homem se esclareça a si mesmo quando a liberdade lhe é oferecida ou dada. Pois a existência de homens capazes de pensamentos próprios entre os tutelados e tutores é fato. E, para se ter o devido esclarecimento o homem precisa externar publicamente a sua mais simples forma de liberdade, a expressão da razão em todas as questões. Lembrando-se que o uso público da razão deve ser um compromisso moral com o aprimoramento de todos em geral, respeitando sempre as hierarquias sociais previstas. E, ainda, lembrando-se que essa liberdade possui limitações – em vários momentos podemos questionar, mas não podemos desobedecer, pois poderemos sofrer as sanções previstas na legislação em vigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com