TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha “O que é o Esclarecimento?” Immanuel Kant

Por:   •  5/7/2019  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha “O que é o Esclarecimento?” Immanuel Kant

           Immanuel Kant, em sua obra “O que é Esclarecimento?”, faz uma análise do homem inserido na sociedade. Para ele, o homem assume uma face medíocre ao se ver incapaz de entender o mundo sem a ajuda de outrem, o que é caracterizado pelo filósofo como fruto de sua menoridade. Kant alega que o indivíduo deve atribuir a si próprio esse estado de menoridade, uma vez que ela não resulta da falta de entendimento, mas sim da incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.

           Por outro lado, Kant explicita que Esclarecimento seria a capacidade do homem de sair de sua menoridade. O pesquisador usa o termo latino Sapere aude (ouse saber), para convidar o indivíduo a sair dessa menoridade, para ter coragem de fazer uso de seu próprio entendimento. As principais causas que impedem o esclarecimento estão ligadas à preguiça, à covardia, e tantas outras coisas ligadas ao comodismo. Essas causas fazem com que o homem permaneça em sua menoridade.

          A maior crítica que Kant realiza é sobre o atrevimento do saber, pois a maioria dos homens não emerge da menoridade, porque é mais cômodo seguir a orientação e o pensamento de tutores do que possuir sua própria autonomia. Podemos dizer que o autor baseia sua tese na ideia de que existe um controle social que constrói uma estrutura de tutela em torno do indivíduo na perspectiva de supervisionar seu pensamento a respeito das coisas, mas de maneira que esse controle não assuma um aspecto visível e marcante.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com