TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Éticos E Sociais No S. I. T. Nas Organizações

Artigos Científicos: Impactos Éticos E Sociais No S. I. T. Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos Éticos e Sociais no S. I. T. nas Organizações

Os Sistemas de Informação tornaram ao longo de seu desenvolvimento cada vez mais importante na vida das organizações. Baseado em Tecnologia da Informação se incorporou nos hábitos das pessoas, se tornando parte da cultura. Com a Internet os SI são mais flexíveis. Com isso acontece uma grande transformação nas estruturas sociais. As transformações sociais envolvem todos os campos, economia, cultura, comportamento humano.

Mudanças na tecnologia, muitas vezes afetam a sociedade. A tecnologia pode mudar pessoas, empregos, educação, governos e interações sociais. Como componentes da sociedade, cada grupo tem o direitos e responsabilidades para os outros, tais como o direito à privacidade e obrigações relativas à ética.

Efeito da tecnologia sobre os indivíduos pode ser benéfica ou prejudicial. Muitas vezes, uma mudança na tecnologia ajuda só um conjunto de indivíduos e prejudica outro grupo. Os problemas típicos incluem a perda de privacidade, personalização de e incentivos de mudança ou motivações. As vantagens incluem preços mais baixos e melhores produtos e serviços.

A maior responsabilidade de um administrador é tomar decisões que compreendam questões éticas, sociais e empresariais envolvendo sistemas de Informação. A tecnologia, é a chave de sucesso para o desempenho de uma organização, mas ao mesmo tempo faz com que pessoas desobedeçam leis e tirem benefícios dos outros principalmente a privacidade, com isso os administradores passam por dois desafios:

-Entender os riscos morais da nova tecnologia: o administrador deve analisar o impacto ético, social e político entendendo todos seus riscos.

-Estabelecer políticas éticas corporativas que incluam questões dos SIs: deter-se, valorizar mais a área de SI, desenvolvendo políticas que envolvam privacidade, propriedade, prestação de contas, qualidade do sistema e de

Realidade Virtual Nós Negócios

As empresas, dentro de um contexto econômico globalizado, necessitam se tornar mais competitivas para enfrentar os novos concorrentes, provocando uma total remodelação dos sistemas produtivos, desde a substituição de equipamentos obsoletos e de baixa produtividade por outros mais modernos e produtivos; a reestruturação dos layouts das fábricas e do fluxo de transporte existentes no chão de fábrica; o planejamento e controle da produção, até a necessidade de mão-de-obra mais qualificada, integrados para melhorar a qualidade do produto, reduzir o lead time de produção, reduzir custos, aumentar a flexibilidade, etc. (LOBÃO & PORTO, 1997).

Visando buscar novas formas de obter uma melhoria organizacional e propiciar uma modernização do sistema produtivo da empresa, a simulação de equipamentos, treinamento de funcionários, validação do planejamento da produção, visualização de layouts de fábricas e protótipos de produtos estão sendo utilizados com o auxílio da realidade virtual.

Existem várias definições aceitas para realidade virtual. Isto é devido, em parte, à natureza interdisciplinar da área e também ao seu processo de evolução. De uma maneira simplificada, podemos dizer que realidade virtual (RV) é a forma mais avançada de interface

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com