TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS SOCIAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Ensaios: IMPACTOS SOCIAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 8

DENNER DIAS NAZAR

GRACIELY DA SILVA BATISTA

HANA PORTUGAL DE SOUZA

IMPACTOS SOCIAIS DAS TECNOLOGIAS DE

INFORMAÇÃO

Paracatu – MG

Faculdade Sistemas de Informação

2014

DENNER DIAS NAZAR

GRACIELY DA SILVA BATISTA

HANA PORTUGAL DE SOUZA

IMPACTOS SOCIAIS DAS TECNOLOGIAS DE

INFORMAÇÃO

Trabalho descrito para o Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Atenas como requisito parcial para a disciplina Informação e Sociedade.

Prof. Everton

Paracatu – MG

Faculdade Sistemas de Informação

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 DESENVOLVIMENTO 5

1.1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 5

1.2 IMPACTO SOBRE O INDIVIDUO 6

1.3 IMPACTO SOBRE O SOCIEDADE 6

1.4 IMPACTO SOBRE A ECONOMIA 7

1.4 IMPACTO SOBRE A EMPREGO 8

1.5 OS PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÃO 9

2 CONCLUSÃO 10

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho discorre sobre as tecnologias de informação e sua utilização pela sociedade nos dias atuais. Discute os impactos dessas tecnologias sobre alguns dos principais indicadores sociais, tais como: a educação, o emprego, e o bem-estar social.

A partir de analises e pesquisas poderemos ver as questões relacionadas com as necessidades do homem como o principal fator para o desenvolvimento e utilização de tecnologias de informação, assim como seus desvios comportamentais que o submetem enfocando os fatores relacionados com os aspectos culturais e políticos dessa utilização.

Trazer o problema ao campo acadêmico, por si só, já é fator de relevo do trabalho, no entanto, alguns apontamentos serão realizados no sentido de demonstrar os pontos positivos e negativos ocorridos na delicada relação entabulada entre a sociedade e a tecnologia, a fim de evidenciar quão intrincada encontra-se tal relação no contexto atual.

1 DESENVOLVIMENTO

Os impactos sociais provocados pelo desenvolvimento tecnológico são de tamanha consequência, pois os mesmos demonstram como o indivíduo pode ser manipulado pela influência da tecnologia.

1.1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. Tecnologia da Informação está desde ao uso de uma simples máquina manual de datilografia até os mais avançados produtos da informática. Hoje o processo de informatização esta além das trocas de palavras, ela envolve todo o sistema eletrônico-visual, que formam por si um composto geral da tecnologia. Desta forma podemos citar alguns autores como Barreto (1994) que considera que uma nova tecnologia pode ser definida como "um conjunto de conhecimentos, com um elevado teor de novidade, relacionado a este conhecimento". Segundo o autor é esta a razão de estarem associadas à informática e telecomunicações. Webster (1994) acrescenta que na abordagem das sociedades da informação, uma das questões a se considerar no que concerne à tecnologia, é a convergência e imbricação de telecomunicações e computação. O crescimento e o desenvolvimento acelerado nas descobertas nessas duas áreas nas últimas décadas têm possibilitado, portanto, o aumento crescente e a diversificação das tecnologias de informação. Não podemos deixar de observar que este crescimento está gerando uma faca de dois gumes, já que nos proporciona benefícios e prejuízos.

1.2 IMPACTO SOBRE O INDIVIDUO

O crescimento no setor das tecnologias de informação tem exigido mais especialização e melhor capacitação do indivíduo, modificando sua forma de educação e, via de consequência, tanto sua habilitação para ingresso no mercado de trabalho como seu desempenho na realização do mesmo.

Vale registrar, contudo, a observação de Palmquist (1992, p. 5) em uma análise exaustiva da literatura onde o autor mostra que, “para cada argumento de que tecnologias de informação contribuem para maior prosperidade, há um contra-argumento de que podem escravizar o indivíduo e degradar a qualidade de vida”.

A partir disto temos um cenário em que usuário e criador têm a necessidade de crescimento em sua qualificação e capacitação na área da tecnologia em um todo.

1.3 IMPACTO SOBRE O SOCIEDADE

Como são chamadas as sociedades mais desenvolvidas no mundo hoje? São chamadas de sociedade tecnológicas, são conhecidas pelo seu grande polo tecnológico. Em função de sua atividade econômica ser fortemente baseada na produção do setor informacional, composto do que se convencionou chamar indústrias de informação. Fazem parte dessas indústrias as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com