TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Em Seg. Publica

Dissertações: Inteligencia Em Seg. Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Inteligência e Segurança Pública

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Questão 01:

“Desde os primórdios da civilização a atividade de Inteligência norteou a tomada de decisões buscando sempre uma avaliação precisa, quer no campo militar, quer no campo político, para um planejamento eficaz”. (RODRIGUES, 1999, p. 02)

Do acima exposto, realize uma pesquisa ao longo da História e descreva, para cada período (Antiga, Média, Moderna e Contemporânea), 02 exemplos de emprego da atividade de Inteligência. Para fins de validação de suas respostas apresente as fontes pesquisadas para cada exemplo. Apresente, ainda, para cada um dos exemplos pedidos, pelo menos uma vantagem e uma desvantagem na tomada de decisão ou ação desenvolvida. (4,0 pontos)

R:Idade Antiga:

Na bíblia, o Livro dos Números, capítulo 13, no qual Moisés recebe uma ordem para enviar espiãs á terra de Canaã. No livro de Josué, capítulo 2, ele envia espiãs para fazer reconhecimento avançado de Jericó. No livro Arte da Guerra, de Sun Tzun, sobre estratégias de guerra, escrito em 510 a.C. destacam-se os papéis dos diferentes tipos de profissionais que tinham o objetivo de conseguir conhecimento avançado sobre dificuldades do terreno, planos do inimigo, das movimentações e do estado de espírito das tropas.

Idade Média:

Na Idade Média, segundo a revista da Abin, nº 01, pág. 89, o serviço de espionagem foi posto de lado, devido à influência da Igreja e da cavalaria, que o julgavam pecado. Porém Maomé o utilizou em 624. Seus agentes infiltrados em Meca o avisaram de um ataque de soldados árabes a Medina, cidade em que estava refugiado. Ele mandou então que fizessem trincheiras e barreiras ao redor da cidade, que impediram o avanço das tropas. Entretanto, mesmo condenados pela Igreja e Cavalaria, há registros de sua utilização nessa época. Muitos ministros e diplomatas foram responsáveis pela coleta de informações. O Cardeal Richelieu fundou na França o Gabinet Noir, que monitorava as atividades da nobreza, e Sir Francis Walsingham frustou os empreendimentos de Mary Stuart e Felipe II, ambos católicos, contra a coroa inglesa de Elizabeth I, protestante, por meio do serviço de Inteligência.

Idade Moderna:

Na transição da Idade Média para a Idade Moderna ocorreram muitas conquistas para a humanidade. Mudou-se a maneira de pensar as coisas e as relações da vida, houve muitos enfrentamentos e disputas e mais uma vez a Atividade de Inteligência se fez presente para a construção do pensamento e de percepção de dados da realidade material que pudessem servir de subsídios para ações de seus interesses. Nesse cenário de afirmação dos Estados nacionais da Europa, tendo como pressuposto a conquista de territórios e populações, surgem as primeiras organizações estáveis especializadas em Inteligência e Segurança, os Serviços Secretos, que mais tarde foram chamados de Serviços de Inteligência. Nesse período, todos os conhecimentos produzidos pela AI Clássica foram de natureza estratégica para a proteção do Estado, funcionando como instrumentos decisórios para os chefes de governo.

Idade Contemporânea:

No mundo contemporâneo, junto aos novos conhecimentos, surgem novas tecnologias que se tornam aliadas da Atividade de Inteligência, a exemplo do código Morse, oficinas de impressão, fotografia, dentre outros avanços tecnológicos. Nessa época, a Atividade de Inteligência adquire uma organização aperfeiçoada, estrutura e metodologia próprias, desenvolvida por pessoal especializado. Nesse período por ocasião das duas grandes guerras, os Serviços de Inteligência se avultavam na complexidade e travam verdadeiras lutas paralelas e complementares às operações militares. Durante o período do pós-guerra as informações exerceram grande influência nos acontecimentos em geral, promovendo mudanças no equilíbrio político. Já no período da Guerra Fria, as informações passaram a constituir-se como verdadeira “arma”, principalmente entre as grandes nações do mundo.

Fonte:

-A Atividade de Inteligência de Segurança Pública na Produção de Informação e Conhecimento para Grandes Eventos: Novo Paradigma e Legado - Régis André Silveira Limana, Fundação Escola Superior do Ministério Publico de Minas Gerais, 2010.

-Atividade Policial guiada pela Inteligência e parcerias comunitárias - Cláudio Costa de Oliveira, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 2009.

Questão 02:

O Projeto Echelon é um sistema de investigação classificado como “Ultrassecreto” e desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos da América em parceria com Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e outros países.

O projeto é capaz de investigar “tudo e todo mundo”, sendo aí incluídas ligações telefônicas, conversas entre celulares, mensagens de bips, e-mails etc.

O Echelon consiste numa rede global de computadores que tem principalmente a função de capturar, procurar e analisar mensagens, através de milhões de palavras - chaves que são pré-programadas, em chamadas telefônicas, faxes, e-mails e telex interceptados por meios eletrônicos.

Cada palavra, em cada mensagem, e em diferentes frequências e canais selecionados em cada estação de interceptação, é automaticamente vasculhada. Essas estações capturam todo e qualquer tráfego de satélites, comunicações de fibra-ótica ou celular.

Os supercomputadores são capazes de ler todos os e-mails que enviamos buscando palavras contidas em seu sistema.

O filme "Inimigo de Estado" demonstra um projeto semelhante. O Echelon tem acesso a todas as ações comerciais e tem condições de monitorar todas as contas indicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com