TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência E Segurança pública

Casos: Inteligência E Segurança pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Inteligência e Segurança Pública

Curso: SEGURANÇA PÚBLICA

Professor: ANDRÉ HAYDT CASTELLO BRANCO

Nome do aluno:

Data: 24/02/14

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: (valor 3,0)

Assista à webaula “Contrainteligência”, disponível do EVA (Tópico1) e acessível por meio do link https://www.uaberta.unisul.br/repositorio/iframe.jsp?id=7631.

Depois, consulte a rede mundial de computadores e identifique pelo menos um evento relativo a cada um dos seguintes vetores que afetam a segurança da informação

:

• ataques a sistemas informatizados,

Quebra de segurança no supermercado (fevereiro de 2008)

Obscurecido apenas pela invasão da [cadeia de lojas de departamentos] T.J. Maxx em 2005, o roubo de pelo menos 1,8 mil números de cartões de crédito e de débito (além da exposição de cerca de 4,2 milhões ao todo) das redes de supermercados Hannaford e Sweetbay (ambas de propriedade do grupo belga Delhaize), ocorrido na Flórida e no nordeste dos EUA, continua sem solução, mais de seis meses após o ocorrido. Representantes das duas redes de supermercados e experts em segurança ainda não descobriram como os criminosos conseguiram acessar o sistema. A ação na T.J. Maxx se aproveitou de uma vulnerabilidade no sistema wireless de transferência utilizado em suas lojas. No entanto, a Hannaford e a Sweetbay não empregam qualquer tipo de tecnologia sem fio em seus pagamentos e transferências. Sem maiores informações, a dificuldade de identificar e capturar os responsáveis pelo roubo cresce exponencialmente a cada dia

Fonte: http://anonymousmg.comunidades.net/index.php?pagina=1022897064_03

• vazamentos de informações,

Vazamento de informação frustra operação policial no Rio

PEDRO DANTAS - Agência Estado - 22 de março de 2011 | 18h 30

O vazamento de informações frustrou uma megaoperação com 370 homens das Polícias Civil e Militar em Macaé, no norte do Rio de Janeiro, para prender os traficantes fugitivos do Complexo do Alemão, na capital fluminense. Esta foi a primeira ação policial depois da "Operação Guilhotina", da Polícia Federal, que prendeu policiais civis e militares acusados de vender informações sobre incursões policiais para traficantes da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA).

Fonte: www.estadao.com.br

• espionagem,

Espionagem americana ameaça a soberania do Brasil

O jornal O Globo revelou, com base em documentos secretos divulgados no mês passado pelo norte-americano Edward Snowden, que cidadãos e empresas que usam no Brasil a rede mundial de internet são espionados pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a NSA, em conjunto com a CIA. Na segunda-feira (8), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu que a Anatel e a Polícia Federal investiguem quando e como ocorreram as espionagens e se as agências tiveram apoio de empresas que atuam no Brasil.

Fonte: http://amp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/100599512/espionagem-americana-ameaca-a-soberania-do-brasil

• furto de informações,

Falha simples permitiu roubo de informações de clientes do Citibank

Bastava mudar uma informação na barra de endereço do navegador.

Especialista anônimo revelou detalhes ao ‘New York Times’.

O roubo de dados que afetou 210 mil clientes do banco Citibank nos Estados Unidos e Canadá teria ocorrido por uma falha muito simples, segundo um especialista anônimo informou ao jornal “The New York Times”. A brecha estaria na falta de verificação de credenciais do usuário logado. Uma vez dentro do sistema do Citibank, com uma conta válida, era possível alterar o número da conta na URL do navegador e ter acesso as outras contas do banco.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/falha-simples-permitiu-roubo-de-informacoes-de-clientes-do-citibank.html

• suborno a funcionários, que resultem em perda de informações,

Funcionários de tablóide britânico são detidos por suborno

Cinco funcionários do tabloide sensacionalista britânico The Sun estão entre os oito detidos neste sábado no Reino Unido em uma investigação sobre suborno a policiais, confirmou a News Corporation, empresa editora do jornal. Os outros três presos são um militar, um funcionário do Ministério da Defesa e um policial na ativa.

Os cinco jornalistas, com idades entre 45 e 68 anos, foram detidos em diferentes pontos de Londres e em condados vizinhos de Kent e Essex e são suspeitos de corrupção e de conspirar para ter conduta inadequada em cargo público. O militar, o funcionário e o policial, com idades entre 36 e 39 anos, também são suspeitos de corrupção e má conduta no exercício de suas funções.

As detenções fazem parte da operação "Elveden", que corre paralelo à operação "Weeting", que investiga o caso das escutas telefônicas ilegais praticadas por jornalistas para obter informações exclusivas.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/funcionarios-de-tabloide-britanico-sao-detidos-por-suborno,97d9ff0dfbada310VgnCLD200000bbcceb0aRCD.html

• boatos que afetem a imagem, ou a missão de uma instituição;

Boato sobre Fanta Uva alerta para câncer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com