TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e conclusão sobre a vida de Friedrich Nietzsche?

Relatório de pesquisa: Introdução e conclusão sobre a vida de Friedrich Nietzsche?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  3.106 Visualizações

Página 1 de 2

introduçao e conclusão sobre a vida de friedrich nietzsche?

Eu preciso urgente de uma conclusão e um de uma introdução porque não estou…mostrar mais

1 Resposta • Filosofia

Melhor resposta (Escolhida pelo autor da pergunta)

Introdução

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um pensador que, influenciado por Schopenhauer e os românticos, lançou basases para uma reflexão do ser humano coniderando a força de suas paixões algo muito mais relevante do que o pensamento racional. Foi um filólogo e, estudando inicialmente a cultura grega, postulou que a tragédia e as artes em geral são formas de o homem superar o niilismo, uma sensação de vazio e de ausência de sentido da vida. Nietzsche denuncia que com sócrates e todo o racionalismo, as paixões humanas passaram para um segundo plano indigno, e vê nesse movimento o início da decadência humana, que culminou com o apogeu do cristianismo. Para Nietzsche, não existem valores morais universais, e o cristianismo testifica a decadência do homem, na medida em que amortece a potência humana, tornando o homem escravo de si pois amargurado e culpado. Denuncia que inclusive intelectuais de sucesso na época como Kant e Hegel faziam uma filosofia inferior porque tingida de valores morais cristãos decadentes.

Conclusão:

Nietzsche gerou muita polêmica com seu pensamento, e muitos ainda o vêem como um megalomaníaco, ao pretender uma substituição total de velhos valores sociais por novos. Mas teve o mérito de denunciar um certo cinismo nos escritos dos contemporâneos, abrindo espaço para uma filosofia mais voltada para uma reflexão humanística e naturalística, lançando as sementes precursosras da fundação da psicanálise, por Freud, e da postulação dos saberes como poder através da sociologia de Foucault.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com