TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhar no livro "Antrikristo" - Friedrich Nietzsche

Tese: Trabalhar no livro "Antrikristo" - Friedrich Nietzsche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

E.E. Profª Lúcia de Castro Bueno

2º Ensino Médio D

Larissa Travassos nº 19

Trabalho sobre o livro “O Antricristo” – Friedrich Nietzsche

Taboão da Serra

2014

Larissa Travassos

Resumo do Livro “O Anticristo” – Friedrich Nietzsche

Trabalho apresentado na E.E. Prof.ª Lúcia de Castro Bueno, 2º Ensino Médio D, na matéria de Filosofia.

Professor: Antonio

Taboão da Serra

2014

Resumo

O Anticristo é uma ferrenha crítica ao cristianismo, todos os seus "ensinamentos", todos que o seguem e seus respectivos sacerdotes. Nietzsche em momento algum poupa o cristianismo ou os cristãos e a todo momento nos fornece (bons) argumentos de que o mesmo é errado. É uma leitura não aconselhável àquelas pessoas fervorosamente religiosas ou que simplesmente têm uma religião e a seguem à risca. É uma leitura para pessoas de mente totalmente abertas, amantes da filosofia, amantes de uma boa polêmica e, sobretudo, amantes de uma boa discussão religiosa. Nietzsche, querendo ou não, te faz pensar (e muito) sobre o que é verdadeiramente o cristianismo e também te faz, em alguns momentos, duvidá-lo e questioná-lo.

Introdução

Escrito em 1888, último ano antes de Friedrich Nietzsche perder a lucidez, este ensaio é uma das mais afiadas análises de que o cristianismo já foi um objeto. Dando continuidade ao exame sobre a moral praticada na maioria de seus livros, em “O Anticristo” o autor firma sua posição sobre a doutrina religiosa. Ele mostra como o cristianismo – ao qual ele chama de maldição – é a vitória dos fracos, doentes e rancorosos sobre os fortes, orgulhosos e saudáveis, persuadindo e induzindo a massa por meio de ideias pré-fabricadas.

A partir da comparação com outras religiões, Nietzsche critica com veemência a mudança de foco que o cristianismo opera, uma vez que o centro da vida passar a ser o além e não o mundo presente. Até mesmo Jesus Cristo e o apóstolo Paulo são questionados, assim como grande parte de todos os dogmas cristãos, em um grande exercício filosófico.

Conceito

Problematizar tudo no quesito religioso foi sempre um dos focos centrais das investigações de Nietzsche. Isto de se deve à relação indissociável que sempre esteve presente na história da Filosofia entre a busca pela verdade e o pensamento religioso, Nietzsche chama de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com