TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filósofo alemão Friedrich Nietzsche

Tese: Filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

Filósofo Alemão Friedrich Nietzsche - 1844 - 1900

Biografia

Filósofo - nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, 15 de Outubro de 1844 — Weimar, 25 de Agosto de 1900) foi um influente filósofo alemão do século XIX. Filho de Karl Ludwig, tinha os dois avós paternos protestantes Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor, porém, abandonou a ideia na adolescencia e seu contato com a física o afastou da carreira teológica.

Inicia sua informação universitária na Universidade de Bonn, em filologia clássica, tendo como professor Friedrich Ritschl (figura paterna para Nietzsche). Transferiu-se, depois, para a Universidade de Leipzig devido a transferencia de seu professor Ritschl para essa universidade.

Sofre influências deste professor, tendo início aí sua liberdade de olhar para a realidade, percebendo a seriedade nas coisas do dia-a-dia, distinguindo o real do irreal, adquirindo paciência frente suas buscas na vida. Advém daí também, o aprendizado essencial do estudioso, que é a paixão que o move e o torna íntegro intelectualmente.

Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a leitura de Schopenhauer ("O Mundo como Vontade e Representação", 1820) veio a despertar sua vocação filosófica.

Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, Nietzsche é indicado por Ritschl para lecionar na Universidade da Basiléia, sem concluir seus estudos. Diante desta indicação, Nietzsche recebe o título de Doutor pela Universidade de Lerpzing sem haver realizado exames. Aos 24 anos, foi nomeado professor de filologia na universidade de Basileia.

Desenvolveu, durante dez anos, a sua aciduiade filosófica no contato com o pensamento grego antigo, com predileção para os Pré-socráticos, em especial para Heráclito e Empédocles.

Em 1870, comprometeu-se como enfermeiro voluntário na Guerra franco-prussiana. Além do choque causado pela experiência da violência e sofrimento; Herda também, desta época, uma série de enfermidades que o acompanharão até o final de sua vida.

Em 1879, seu estado de saúde obrigou-o a deixar o posto de professor. Sua voz, fraca, afastava os alunos. Começou, então, uma vida em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento.

Em vão, tentou se casar. Apaixonado por uma "jovem russa" que conhecera em 1882, a quem pediu em casamento. Ela recusou, após ter-lhe feito esperar sentimentos recíprocos. Pouco tempo depois Lou Salomé, a jovem russa, já estava casada com um dos melhores amigos do infeliz filósofo rejeitado. No mesmo ano, começou a escrever o Assim Falou Zaratustra, quando de uma estada em Nice. Nietzsche não cessou de escrever com um ritmo crescente. Durante muito tempo, ele mesmo arcava com as despesas de publicação dos seus livros, que enviava para as pessoas conhecidas, que não se interessavam. O reconhecimento só veio quando já estava quase no fim da vida.

Nietzsche passou a viver solitário, discriminado e inquieto, quando teve uma "crise de loucura" que, durando até a sua morte, colocou-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã. Passou a escrever cartas consideradas estranhas, até ser internado na clínica psiquiátrica da Basiléia com paralisia progressiva do cérebro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com