TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUNGER HABERMAS

Artigo: JUNGER HABERMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?

Resposta: Num mundo tecnicizado, o Estado tem sua atividade voltada para a estabilidade e o crescimento econômico, objetivando eliminar as disfunções e evitar os riscos que ameacem o sistema, fazendo com que a política esteja voltada, tão somente, para a solução de questões técnicas. Desse modo, a política deixa de ser entendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática, deixando de lado a realização de objetivos práticos.

Qual a proposta de Habermas para a política contemporânea?

Resposta: A proposta de Habermas é que as ações comunicativas, isto é, as interações sociais que se manifestam em realizações cooperativas com o objetivo de alcançar a compreensão entre seus participantes, precisaria ser isenta de dominação ou restrições, isto é, “descomprimida” ou distanciada da racionalidade do agir racional-com-respeito-a-fins.

3. O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?

Resposta: A crise da autoridade é a crise de um dos três pilares da civilização ocidental. Ocorrida após a crise da religião e da tradição filosófica, a crise da política foi a crise mais estável e o vazio deixado por ela possibilitou a instalação dos regimes autoritários. Ascaracterísticas dos regimes totalitários, segundo Arendt, são: 1) criação de instituições políticas novas; 2) destruição das tradições sociais legais e políticas; 3) transformação das classes em massas; 4) transferência do centro do pode do exército para a política; 5) estabelecimento de uma política exterior de dominação mundial; 6) o uso do terror legitimado ideologicamente pela existência de leis da natureza ou da história para a anulação da liberdade, do isolamento dos homens e da destruição da vida privada e instauração de um sentimento de solidão.

4. Como Foucault analisa o poder nas sociedades modernas e como se dá a produção da verdade, segundo ele?

Resposta: Foucault percebe o poder nas sociedades modernas através da existência de micropoderes de aspecto normativo. Para Foucault o poder está fragmentado numa rede de minúsculos poderes que se estende sobre o social sem partir de nenhum centro, não se restringindo à soberania do Estado e seus aparelhos. A organização desses micropoderes se fundamenta na persuasão dos indivíduos através de preceitos que concordam com a racionalidade cientifica de nossa época. O poder produz saber e o saber engendra o poder. Logo, a verdade, o conhecimento e a ciência se relacionam com o poder. E o poder busca a verdade de maneira “interessada”, construindo a verdade para que ela seja aceita e motive um poder específico. A produção da verdade se dá através da normalização que disciplina a sociedade e as novas formas de poder.

1. Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?

1.Para Habermas, a política deixa de ser um conjunto de atividades relacionadas a vida prática, pra ser uma questão de administração de natureza técnica.

Para Habermas, à medida que a sociedade contemporânea passa a ser regida pelos processos tecnicistas, surgem fortes tendências da política deixe de ser entendida como sendo um conjunto de atividades voltadas para a vida prática, passando então, a ser considerada como apenas um campo da mera administração de questões de natureza técnicas, o que acarretará um processo de despolitização, onde os critérios que regem a esfera da interação ou comunicação passarão a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com