TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: "Que é O Iluminismo?". 1783, P.516.

Monografias: KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: "Que é O Iluminismo?". 1783, P.516.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

“lluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem

a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa

não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo, sem a guia de outrem.” (p.1)

“É tão cómodo ser menor. Se eu tiver um livro que tem entendimento por mim, um director espiritual que em vez de mim tem consciência moral, um médico que por mim decide da dieta, etc., então não preciso de eu próprio me esforçar. Não me é forçoso pensar, quando posso simplesmente pagar; outros empreenderão por mim essa tarefa aborrecida” (p.1)

“Preceitos e fórmulas, instrumentos mecânicos do uso racional, ou antes, do mau uso dos seus dons naturais são os grilhões de uma menoridade perpétua. Mesmo quem deles se soltasse só daria um salto inseguro sobre o mais pequeno fosso, porque não está habituado ao movimento livre.”(p.2)

“Por meio de uma revolução talvez se possa levar a cabo a queda do despotismo pessoal e da opressão gananciosa ou dominadora, mas nunca uma verdadeira reforma do modo de pensar. Novos preconceitos, justamente como os antigos, servirão de rédeas à grande massa destituída de pensamento.”(p.2)

“...poderiam apresentar a sua proposta diante do trono a fim de protegerem as comunidades que, de acordo com o seu conceito do melhor discernimento, se teriam coadunado numa organização religiosa modificada, sem todavia impedir os que quisessem ater-se à antiga.” (p.5)

“Se, pois, se fizer a pergunta – Vivemos nós agora numa época esclarecida?

– a resposta é: não. Mas vivemos numa época do Iluminismo.” (p.6)

“...a tutela religiosa, além de ser mais prejudicial, é também a mais desonrosa de todas.” (p.7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com