TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KARL MARX

Trabalho Escolar: KARL MARX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  5.453 Palavras (22 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 22

raços biográficos:

Economista, Filósofo e socialista Alemão, Karl Marx nasceu los Trier los 5 de Maio de 1818 e Morreu los Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a hegeliana Filosofia, e formou-se los Iena, EM 1841, com a tese Sobre como Diferenças da Filosofia da Natureza de Demócrito e Epicuro de. Em 1842 assumiu a Chefia da Redação fazer Jornal renano los Colônia, Onde SEUS Artigos radical-Democratas irritaram como autoridades. Em 1843, Mudou-se de para Paris, editando los 1844 O Primeiro de volume DOS Anais Germanico-Franceses, Órgão diretor dos hegelianos da Esquerda. Entretanto, logotipo rompeu com OS Líderes dEste Movimento, Bruno Bauer e Ruge.

Em 1844, conheceu los Paris Friedrich Engels, Comeco de UMA amizade Íntima Durante a Vida Toda. FOI, não seguinte Ano, Expulso da França, radicando-se los bruxelas e participando de Organizações clandestinas de Operários e exilados. Ao MESMO ritmo los Opaco na França estourou a Revolução, EM 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, Primeiro Esboço da Teoria Revolucionária Opaco, Mais Tarde, Seria Chamada marxista. Voltou parágrafo Paris, mas assumiu logo de uma Chefia fazer Novo Jornal renano los Colonia, Primeiro Jornal Diário francamente socialista.

DEPOIS da Derrota de Todos os Movimentos Revolucionários na Europa EO fechamento fazer Jornal, cujos redatores FORAM denunciados e processados, Marx was parágrafo Paris e dai Expulso, parágrafo Londres, Onde fixou Residência. Em Londres, dedicou-se a vastos Estudos Econômicos e Históricos, freqüentador assíduo Sendo da sala de Leituras fazer Museu Britânico. Escrevia Artigos para Jornais norte-Americanos, sobre politica exterior, mas SUA situacao materiais Esteve Semper Muito precária. FOI POR generosamente ajudado Engels, Que vivia los Manchester EM CONDIÇÔES Boas Financeiras.

Em 1864, Marx was co-Fundador da Associação Internacional dos Operários, DEPOIS Chamada I Internacional, desempenhando dominante Papel de Direção. Em 1867 publicou O Primeiro de volume da capital SUA obra, O Capital . Dentro da I Internacional encontrou Marx a Oposição tenaz dos Anarquistas, liderados POR Bakunin, e los de 1872, nenhum Congresso de Haia, a Associação de Liberdade de Informação Praticamente dissolvida. Em Compensação, pódios Marx patrocinar a Fundação, EM 1875, fazer Partido Social-Democrático Alemão, that was, porem, logotipo DEPOIS, proibido. Localidade: Não viveu Bastante parágrafo Assistir como Vitórias eleitorais dEste Partido e de OUTROS Agrupamentos Socialistas da Europa.

Primeiros Trabalhos:

Entre OS Primeiros Trabalhos de Marx, FOI Antigamente considerado Como o Mais Importante o Artigo Sobre A Crítica da Filosofia do Direito de Hegel , EM 1844, Primeiro Esboço da Interpretação materialista da Dialética hegeliana. Só los 1932 FORAM descobertos e editados los Moscou OS Manuscritos Econômico-Filosóficos, redigidos EM 1844 e inacabados Deixa-OS. E o Esboço de hum socialismo humanista, Que se preocupa principalmente com a Alienação fazer Homem; sobre a Compatibilidade UO Localidade: Não dEste humanismo com o Marxismo posterior, a ESTA DISCUSSÃO Encerrada nao. Em 1888 publicou Engels como Teses sobre Feuerbach, redigidas POR Marx los 1845, rejeitando o Materialismo teórico e reivindicando UMA Filosofia Opaco, EM Vez de So interpretar o Mundo, also o modificaria.

Marx e Engels escreveram juntos los 1845 A Sagrada Família, contra o hegeliano Bruno Bauer e Irmãos SEUS. TAMBEM FOI obra Comum A Ideologia Alemã (1845-1846), Opaco POR Motivo de censura Localidade: Não PoDE Ser publicada (Edição Completa Só los 1932); E uma Exposição da Filosofia Marxista. Marx Sozinho escreveu A Miséria da Filosofia (1847), a polêmica veemente contra o anarquista Proudhon Frances. Uma los jornal Última obra Comum de Marx e Engels 1847 FOI O Manifesto Comunista, breve Resumo do Materialismo Histórico e Apelo à Revolução.

O 18 Brumário de Luís Bonaparte FOI publicado em 1852 los Jornais e 1.869 los Como Livro. E a Primeira Interpretação de hum Acontecimento Histórico não Caso o golpe de Estado de Napoleão III, Pela Teoria do Materialismo Histórico. Entre OS Escritos seguintes de Marx Sobre a Crítica da Economia Politica los 1859 E, embora breve, also UMA Crítica da Civilização moderna, Escrito de Transição Entre o Manuscrito de 1844 e como Obras Posteriores. A Dessa significação POSIÇÃO Só FOI esclarecida Pela Publicação (em Moscou, 1939-1941, E los Berlim, 1953) de Mais UMA obra inédita: Esboço de Crítica da Economia Politica, Escritos los Londres Entre 1851 e 1858 E Depois deixados SEM Acabamento final.

Em 1867 publicou Marx O Primeiro de volume de SUA obra Mais Importante: . Ó Capital E hum Livro principalmente Econômico, Resultado dos Estudos nenhuma Museu Britânico, Tratando da Teoria do valor, Da MAIS-valia, da Acumulação fazer o capital etc Marx reuniu Documentação Imensa Para continuar 'o volume esse, mas Localidade: Não Chegou a publicação lo. Volumes de Os II e III de O Capital FORAM editados POR Engels, EM 1885 E los 1894. OUTROS FORAM Textos publicados POR Karl Kautsky de volume Como IV (1904-1910).

A FILOSOFIA DE MARX

Materialismo dialético

Baseado los Demócrito e Epicuro sobre o Materialismo e Heráclito los sobre a Dialética (do Grego, Dois logos, Duas opiniões divergentes ), Marx Defende o Materialismo dialético, tentando Superar o Pensamento de Hegel e Feuerbach.

A Dialética hegeliana era um Dialética não idealismo (doutrina Filosófica Que da nega uma Realidade Das individuais Coisas distintas que "eu" E, para lhes admite uma Idéia), ea Dialética fazer Materialismo E POSIÇÃO Filosófica Opaco consideração a Matéria Como uma Única Realidade e Opaco nega a Existência da alma, de outra Vida e de Deus. Ambas sustentam Opaco Realidade e Pensamento São um MESMA Coisa: como fazer leis Pensamento São como leis da Realidade. A contraditória Realidade E, mas uma Contradição Supera-se na Síntese Opaco E a "Verdade" dos momentos superados. Hegel considerava ontologicamente (do Grego para + logos; Parte da metafísica, Que estuda o Ser em Geral e SUAS PROPRIEDADES transcendentais) a Contradição (antítese) ea superação (Síntese); Marx considerava historicamente Como Contradição de aulas vinculada um Certo Tipo de Organização sociais . Hegel apresentava UMA Filosofia Opaco procurava demonstrar a Perfeição não Opaco existia (divinização da Estrutura Vigente); Marx apresentava UMA Filosofia Revolucionária Opaco procurava demonstrar como contradições Internas da Sociedade de aulas e como exigências de superação.

Ludwig Feuerbach procurou introduzir uma Dialética materialista, combatendo a doutrina hegeliana, Que, a par de Seu Método Revolucionário concluía POR UMA doutrina eminentemente Conservadora. Da Crítica à Dialética idealista, partiu Feuerbach A Crítica da Religião e da Essência do Cristianismo.

Feuerbach pretendia trazer uma religião do Céu Pará a Terra. Ao inves de Haver Deus CRIADO O Homem à Sua Imagem e Semelhança, FOI QUEM CRIOU O Homem Deus à Sua Imagem. Seu Objetivo era Conservar intactos OS Valores morais los UMA religião da Humanidade, na quali O Homem Seria Deus parágrafo O Homem.

Adotando um hegeliana Dialética, Marx, rejeita, Como Feuerbach, o idealismo, mas, AO Contrário, Nao Procura Preservar OS Valores do Cristianismo. Se Hegel tinha identificado, não DiZer de Radbruch, o Ser EO Dever-ser (o Sen EO Solene ) encarando a Realidade Como hum Desenvolvimento da Razão e vendo nenhum Dever-Ser o aspect Determinante e não servi o aspect Determinado Dessa Unidade.

A Dialética marxista Postula Opaco como fazer leis Pensamento correspondem como leis da Realidade. A Dialética Localidade: Não E de forma Pensamento: é Pensamento e Realidade Um Só um ritmo. Mas, a Matéria e Seu Conteúdo Histórico ditam um Dialética fazer Marxismo: a Realidade E contraditória com o Pensamento dialético. A Contradição Dialética Localidade: Não E apenas Contradição externa, mas Unidade das contradições , Identidade: "um Dialética E Ciência Que Mostra Como como contradições PODEM serviços concretamente (IstoÉ, vir-a-ser ) idênticas, Uma Como Passam na outra, mostrando o Porque also um desen Razão Localidade: Não Tomar essas contradições Como Coisas Mortas, petrificadas, mas Como Coisas vivas, Móveis, lutando contra UMA A Outra los e atraves de SUA Luta ". ( Henri Lefebvre, Lógica Formal / Lógica Dialética, trad. Carlos N. Coutinho , 1979, 192 p.). Os momentos contraditórios São situados na História com o SUA parcela de Verdade, mas also de Erro; Localidade: Não se misturam, mas o Conteúdo, considerado Como unilateral E recaptado e elevado a Nível Superior.

Marx acusou Feuerbach, afirmando that Seu humanismo e SUA Dialética ERAM estáticas: o Homem de Feuerbach nao tem DIMENSÕES, ESTA fóruns da Sociedade e da História, E pura Abstração. E indispensável Segundo Marx, compreender a Realidade Histórica los SUAS contradições, parágrafo tentar SUPERA-las dialeticamente. A Dialética apregoa OS seguintes principios: Tudo relaciona-se ( Lei da Ação recíproca e da Conexão universal ); Tudo se transformação ( lei da Transformação e universal que incessante Desenvolvimento ), como Mudanças qualitativas São consequencias de Revoluções quantitativas; uma Contradição E interna, mas OS contrários se desempregados num Momento posterior: A Luta dos contrários E o motor de fazer Pensamento e da Realidade, uma materialidade do Mundo, uma anterioridade da Matéria los Relação à Consciência, uma Vida Espiritual da Sociedade Como Reflexo da Vida material.

O Materialismo dialético E UMA Constante não Pensamento do Marxismo-leninismo (surgido Como superação do Capitalismo, socialismo, ultrapassando OS ensinamentos pioneiros de Feuerbach).

Materialismo HISTÓRICO

Na Teoria Marxista, o Materialismo Histórico pretende uma explicação da História das Sociedades Humanas, EM TODAS como épocas, atraves dos Fatos materiais, essencialmente Econômicos e Técnicos. A Sociedade e Comparada a hum Edifício sem quali como Fundações, uma infra-estrutura, seriam Representadas pelas Forças Econômicas, enquanto o Edifício si em, a superestrutura, representaria como Ideias, trajes, Instituições (Políticas, religiosas, Jurídicas, etc). A Proposito, Marx escreveu, na obra A Miséria da Filosofia (1847) na quali estabelece polêmica com Proudhon:

Como Relações Sociais de São inteiramente Interligadas como Forças produtivas. Adquirindo Novas Forças produtivas, Os Homens modificam o Seu Modo de Produção, uma Maneira de ganhar a Vida, modificam Todas como Relações Sociais. O Moinho de Braço vos dara uma Sociedade com o suserano; O Moinho um vapor, uma Sociedade com o Capitalismo industrial.

Tal Afirmação, defendendo rigoroso determinismo Econômico los TODAS como Sociedades Humanas, FOI POR estabelecida Marx e Engels Dentro fazer Permanente Clima de polémica Que da mantiveram com SEUS opositores, e atenuada com um Afirmativa de Opaco existe Constante Interação e interdependência Entre Os Dois níveis Opaco compõe um Estrutura social: a da MESMA Maneira Pela Qual a infra-estrutura Atua sobre a superestrutura, reflexos sobre OS desta, embora, EM Última Instância, Sejam OS Fatores Econômicos como CONDIÇÔES Finalmente determinantes.

Existencialismo

"O Que Mais Marx critica E uma Questão de Como compreender o Opaco E o Homem. Localidade: Não E o ter Consciência (ser racional), Nem tampouco servi hum Político animal, Opaco CONFERE AO Homem SUA singularidade, mas Ser Capaz de Produzir SUAS CONDIÇÔES de Existência, material Tanto Quanto ideal, Que diferencia o Homem ". - Jean-Paul Sartre

Numa Leitura existencialista fazer Marxismo, Segundo Jean-Paul Sartre , A Essência do Homem E Localidade: Não ter Essência, a Essência do Homem E Algo Que elementos Proprio Constrói, SEJA OU, uma História. "A Existência precede a Essência"; nenhum SER HUMANO Nasce pronto, mas O Homem E, EM SUA Essência, PRODUTO do Meio los Opaco vive, Opaco E construido uma Partir de SUAS Relações Sociais los that each Pessoa se Encontra. ASSIM Como O Homem Produz o Seu Proprio Ambiente, Por Outro Lado, ESTA Produção da Condição de Existência Localidade: Não E livremente Escolhida, mas sim, Previamente determinada. O Homem PODE Fazer um SUA História mas Localidade: Não PODE Fazer NAS CONDIÇÔES POR elemento Escolhidas. O Homem E historicamente Determinado pelas CONDIÇÔES, logotipo E Responsável POR TODOS OS SEUS atos, POIs elemento E Livre de para escolher. Logo Todas como Teorias de Marx estao fundamentadas naquilo Que E O Homem, OU SEJA, o Opaco e A SUA Existência. O Homem E Condenado a Ser Livre.

Como Relações Sociais fazer Homem São Tidas pelas Relações Opaco O Homem Mantem com a Natureza, Onde DESENVOLVE SUAS Práticas, OU SEJA, O Homem se constitui a Partir de Seu Proprio Trabalho, e SUA Sociedade se constitui a Partir de SUAS CONDIÇÔES materiais de Produção, Que dependem de Fatores Naturais (clima, Biologia, Geografia ...) SEJA OU, Relação Homem-Natureza, ASSIM Como da Divisão Trabalho afazeres sociais, SUA Cultura. Logo, also ha Qualquer Relação Homem-Natureza-Cultura.

Politica E ECONOMIA

Se analisarmos o Contexto Histórico fazer Homem, nos primórdios, perceberemos Opaco havia hum Espírito de coletivismo: todos compartilhavam da MESMA terra, Nao havia Propriedade privada; comeu um Por Todos era Caça compartilhada. Como PESSOAS Que estavam inseridas Nesta Comunidade de sempre se preocupavam com UMAs como OUTRAS, EM PROVER como Necessidades UNS dos Outros. Mas com o passar do tempo, o Homem, com o SUAS Descobertas territoriais, acabou tornando Inevitável como colonizações e, portanto, o escravismo, Por Causa de SUA Ambição. O escravo servia Exclusivamente AO Seu senhor, produzia parágrafo elemento EO Seu Viver era los função DELE.

O coletivismo dos Índios acabou; EO escravismo se transformou n'uma nova Relação: agora o escravo trabalhava Menos parágrafo Seu senhor, e POR Seu Trabalho conquistava hum Pedaço de terra de para subsistencia SUA, OU SEJA, o servo trabalhava alguns Dias da Semana parágrafo Seu senhor e OUTROS Para Si. O feudalismo, entao, começava a serviços implantado e difundido los TODO o Território EUROPEU. This Relação servo-senhor feudal funcionou Durante hum Certo Periodo na História da Humanidade, mas, POR Causa de UMA Série de Fatores e acontecimentos, Entre enguias o aumento populacional, como CONDIÇÔES de Comércio (surgia a chance fazer servo obter capital de atraves de SUA Produção Excessiva), o Capitalismo mercantilista, o feudalismo decaiu; e ASSIM, DEU Espaço hum um novo Sistema Econômico: o Capitalismo industrial (Que Teve Seu Desenvolvimento POR culminar Durante a Revolução industrial, com o surgimento da classe Proletária). ASSIM, DEVE-se citar a Economia inglesa Como Ponto de Partida parágrafo como Teorias marxistas.

Como TODO Sistema TEM Seu PERÍODO de Crise, ocasionando UMA necessidade de Mudanca, Adam Smith (O Primeiro a incorporar AO Trabalho uma Idéia de Riqueza) DESENVOLVE o liberalismo Econômico.

Do Latim Liberalis , Que significa benfeitor, generoso, TEM SENTIDO Seu Político los Oposição AO absolutismo monárquico. Os SEUS principais Ideais ERAM: o Estado desvio obedecer AO Princípio da Separação de Poderes (Executivo, legislativo e judiciário); o regime Seria Representativo e Parlamentar; o Estado se submeteria AO Direito, Opaco garantiria AO DIREITOS individuo e liberdades inalienáveis, especialmente o Direito PROPRIEDADES DE. E FOI Isto É Que fez com that each Sistema fossa Modificado.

Sobretudo also desen-se mencionar David Ricardo, Opaco, MAIS Interessado nenhum Estudo da Distribuição fazer Opaco Produção das Riquezas, estabeleceu, com base de los Malthus, a lei da Renda fundiária (Agrária), Segundo a quali OS Produtos das terras férteis São produzidos a Menor Custo mas Vendidos AO MESMO PREÇO dos Demais, propiciando um SEUS proprietários UMA Renda fundiária Igual a Diferença dos custódio de Produção. A Partir da Teoria da Renda fundiária, Ricardo elaborou a lei fazer DOS PREÇO naturais Salários, de sempre regulada Pelo PREÇO da Alimentação, Vestuário e OUTROS itens indispensáveis ​​à Manutenção do Operário dependentes e SEUs.

Pois, Como FOI Dito Anteriormente, com a Revolução industrial surgiu uma classe do Proletariado.

A Luta de CLASSES

Pretendendo caracterizar Localidade: Não apenas UMA Visão Econômica da História, mas also UMA Visão Histórica da Economia, a Teoria Marxista also Procura explicar a Evolução das Relações Econômicas NAS Sociedades Humanas AO Longo do Processo Histórico. Haveria, Segundo uma Concepção marxista, Uma permanente Dialética das Forças Entre Poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a História da Humanidade Seria constítuida POR UMA Permanente Luta de classes, Como Deixa Bem Claro a Primeira frase fazer Primeiro Capítulo d ' O Manifesto Comunista:

A Historia de Toda Sociedade Sociedade Passado e A História da Luta de Classes.

Classes essas Opaco, parágrafo Engels São "os Produtos das Relações Econômicas de SUA epoca". Das ASSIM apesar diversidades aparentes, Escravidão, Servidão e Capitalismo seriam essencialmente ETAPAS sucessivas de hum Processo Único. Uma base da Sociedade e uma Produção Econômica. Sobre base de ESTA Econômica se Ergue UMA superestrutura, um Estado e como Ideias Econômicas, Sociais, Políticas, Morais, Filosóficas e Artísticas. Marx queria a Inversão da Pirâmide sociais, SEJA OU, pondo nenhuma Poder a maioria, proletários de sistema operacional, Que Seria A Única Força Capaz de destruir uma Sociedade Capitalista e Construir UMA nova Sociedade, socialista.

Para Marx OS Trabalhadores estariam dominados Pela Ideologia da classe Dominante, OU SEJA, como Idéias Opaco ELES TEM do Mundo e da Sociedade seriam como mesmas Idéias Opaco uma burguesia espalha. O Capitalismo Seria atingido POR crises Econômicas o Porque elemento se tornou o impedimento de para o Desenvolvimento das Forças produtivas. Seria absurdo hum Opaco uma Humanidade Inteira se dedica-se a trabalhar ea Produzir subordinada a hum punhado de Grandes Empresários. A Economia do Futuro Que da associaria de Todos os Homens e Povos do Planeta, a Só poderia servi UMA Produção Controlada Por Todos OS Homens e Povos. Para Marx, Quanto Mais O Mundo se unificação economicamente Mais elemento necessità de socialismo.

Localidade: Não basta Existir UMA Crise Econômica parágrafo Que Haja UMA Revolução. O Que E decisivo São como Ações Sociais Das aulas Opaco, parágrafo Marx e Engels, EM TODAS como Sociedades los Opaco uma Propriedade Privada E existem Lutas de classes (senhores x Escravos, Nobres feudais x servos, Burgueses x proletariados). A Luta do Proletariado fazer Capitalismo Localidade: Não Deveria se limitar à Luta dos sindicatos POR MELHORES Salários e CONDIÇÔES de Vida. Ela Deverià also serviços A Luta ideológica parágrafo Que o socialismo fossa conhecido Pelos Trabalhadores e assumido Como Luta Pela Politica Tomada do Poder. Neste campo, o proletariado Deverià CONTAR COM UMA arma fundamental o Partido Politico, o Partido Político Revolucionário Que tivesse UMA Estrutura Democrática e Opaco buscasse educar OS Trabalhadores e lev-los a se organizar parágrafo Tomar o Poder POR UMA Meio de Revolução socialista.

Marx tentou demonstrar Que No Capitalismo de sempre haveria injustiça social e Opaco O único Jeito de UMA Pessoa Ficar rica e ampliar SUA fortuna Seria Explorando OS Trabalhadores, OU SEJA, o Capitalismo, according to Marx E Selvagem, POIs o Operário Produz Mais de para o Seu patrão fazer Opaco o Seu Proprio clien parágrafo a Sociedade, EO Capitalismo se apresenta necessariamente Como hum regime Econômico de Exploração, Sendo uma Mais-Valia uma lei fundamental o Sistema.

A Força vendida Pelo Operário AO Patrão Vai Durante Ser utilizada Localidade: Não 6 Horas, mas Durante 8, 10, 12 Horas MAIS UO. A Mais-Valia E constítuida Pela Diferença Entre o PREÇO Pelo Qual o Empresário Compra uma Força de Trabalho (6 horas) EO PREÇO Pelo quali elemento vende o resultado (10 horas INFORMAÇÃO POR Exemplo). Desse modo, Quanto Menor o PREÇO pago AO Operário e Quanto Maior a duracao da jornada de Trabalho, Tanto o Maior pelo Lucro Empresarial. No moderno Capitalismo, com uma Redução progressiva da jornada de Trabalho, o pelo Lucro Empresarial Seria sustentado atraves do Opaco se denomina Mais-valia relativa (em Oposição à Primeira forma, Chamada Mais-valia absoluta), Que Consiste los Aumentar a Produtividade do Trabalho, atraves da racionalização e Aperfeiçoamento Tecnológico, mas AINDA ASSIM Localidade: Não Deixa de Ser o Sistema semi-escravista, POIs "o Operário CADA Vez Mais se empobrece when Produz Mais Riquezas", o Opaco FAZ COM Que ele "se torne UMA Mercadoria Mais vil fazer Opaco como Mercadorias POR elemento criadas ". ASSIM, Quanto Mais O Mundo das Coisas Aumenta de valor, Mais O Mundo dos Homens se desvaloriza. Ocorre entao uma Alienação, JÁ Opaco TODO Trabalho e alienado, na Medida los Opaco se manifes Como Produção de hum Objeto that E alheio AO Sujeito criador. O Raciocínio de Marx E Muito Simples: AO CRIAR algoritmo fóruns de si, o Operário se nega não CRIADO Objeto. E o Processo de objetificação. Por ISSO, O Trabalho Que E alienado (o Porque cria algoritmo alheio AO Sujeito criador) permanece alienado ATÉ Opaco o valor Nele Incorporado Pela Força de Trabalho SEJA apropriado integralmente Pelo Trabalhador. Em OUTRAS Palavras, um Produção representação UMA negação , JA Que o Objeto se opõe AO Sujeito EO nega na Medida los Opaco o pressupõe e Ate O definem. A apropriação do valor Incorporado AO Objeto Graças à Força de Trabalho fazer Sujeito-Produtor, Promove A negação da negação. Ora, se A negação E Alienação, A negação da negação E a desalienação. Ou SEJA, a Partir fazer Momento Que o Sujeito-Produtor Dá valor AO produziu Opaco, elemento JÁ ESTA Localidade: Não Mais alienado.

Nota Bem: Karl Marx Não "prega" A Luta de Classes, ASSIM Como Galileu Não "prega" a Existência da Gravidade UO Newton "prega" como leis Opaco descobriu nenhum Mundo da Física; Karl Marx CONSTATA empiricamente Que existe, E hum dado fazer concreto, e Traça Metas parágrafo Opaco uma especie Humana supere Este Estágio Pouco civilizado de SUA Existência no Planeta Terra.

Pausa parágrafo hum Desabafo Pessoal

A ESTA Altura da Leitura Voce, esmagado Muito Mais Pela propaganda fazer Opaco Pela Verdade Científica UO Histórica, DEVE Estar se perguntando: "? Mas Perai, o comunismo acabou Localidade: Não O comunismo Localidade: Não DEU Certo" Caso SEJA O Caso, remeto AO magnífico Trabalho fazer comunista peruano (Opaco Teve a Vida tristemente ceifada Cedo Demais) O Homem EO Mito, particularmente no Trecho los Opaco elemento peso explicativo o Porque Motivos a Fé num Futuro Humanista parágrafo a Sociedade do Homo Sapiens jamais se abala : "A CADA Experiência frustrada, recomeçam. Localidade: Não encontraram uma solution: um encontrarão. Jamais OS assalta uma Idéia de um solution that Localidade: Não Exista. Eis aí SUA Força ". Por Outro Lado e na MESMA linha - TALVEZ mal comparando, Poder-se-ia DiZer Que o Cristianismo fracassou rotundamente. Imaginem Opaco o Personagem Histórico Jesus de Nazaré - Sé e Opaco elemento existiu MESMO, Ha QUEM duvide, Como Brian Fleming ... - tivesse Oportunidade de VERIFICAR de Perto como inúmeras atrocidades perpetradas e Bárbaras los Seu Nome Pelos Anos afora e fossa Hoje Procurar UMA Igreja los Opaco sentisse Seu Pensamento e SEUS ensinamentos Sendo respeitados e praticados. Como atrocidades perpetradas diuturnamente Pelos cristãos constitui prova cabal de como Opaco Idéias de Jesus estavam erradas? Pois é ...

A MIM Causa espanto Enorme Opaco OS seguidores de hum Homem Capaz de vergastar de azorrague, SEM Compaixão, Os banqueiros de SUA Época (Críticos OS AINDA HOJE não Capital e com Muito Mais Motivo chamamos OS Mercadores fazer Capital - Parasitas Opaco lucram Enormes quantidades de Dinheiro com o Fruto do Trabalho alheio, Como banqueiros e jogadores das Bolsas de Valores de "vendilhões do Templo", Por Sinal). Mas, com o passar dos Séculos OS Que se dizem seguidores de Jesus modificaram Tanto como teses e ensinamentos Iniciais Que HÁ ATÉ Teorias mirabolantes sobre o Sujeito Quanto o desen Ser rico e Estar de Bem com o capital paraense se Sentir e serviços TRATADO Como hum " vaso de Bênção ". E evidenciados Opaco Estes criminosos Opaco lucram fábulas Vendendo SUAS Religiões los Templos Luxuosos São AINDA Mais ateus fazer that that aqueles ousamos ASSIM nn pronunciar. Se acreditassem, minimamente, AM alguma forma de "Juízo Final" se aliariam Tão entusiasticamente AOS vendilhões do Templo humilhando de Todos os "Profetas"? Pronto, FIM da pausa de para o Desabafo, voltemos à seriedade do Texto.

CONCEITOS:

Capitalismo, SOCIALISMO, Comunismo E anarquismo

O Capitalismo TEM Seu inicio na Europa. SUAS characteristics aparecem from a baixa idade media (do Século XI AO XV) com a Transferência do Centro da Vida Económica sociais e politica dos feudos de para uma Cidade. O feudalismo passava POR UMA túmulo Crise decorrente da catastrofe demográfica causada Pela Peste Negra dizimou Opaco 40% da População européia e Pela fome assolava Que O Povo. Ja com o Comércio reativado pelas Cruzadas (do Século XI AO XII), um POR Passou Europa hum intenso Desenvolvimento urbano e comercial e, consequentemente, como Relações de Produção capitalistas se multiplicaram, minando as bases como fazer feudalismo. Na Idade Moderna, Os Reis expandem Seu poderio Econômico e Político ATRAVES fazer mercantilismo e do absolutismo. Dentre OS Defensores dEste TEMOS OS Filósofos Jean Bodin ("os reis tinham o Direito de impor colares AOS SEM súditos o Consentimento Deles"), Jacques Bossuet ("o rei não ESTA POR Trono Vontade de Deus") e Niccolo Machiavelli ("a Unidade Política e parágrafo fundamentais a grandeza de UMA Nação ").

Com o absolutismo e com o mercantilismo o Estado passava a Controlar a Economia ea buscar colônias parágrafo Adquirir metais (metalismo) atraves da Exploração. ISSO parágrafo garantir o enriquecimento da metrópole. ESSE enriquecimento favorece a burguesia - classe that detém OS Meios de Produção - Que Passa a contestar o Poder do Rei, resultando na Crise fazer Sistema absolutista. E com tão Revoluções burguesas, Como uma Revolução Francesa ea Revolução Inglesa, estava Garantido o triunfo fazer Capitalismo.

A Partir da Segunda Metade do Século XVIII, com a Revolução Industrial, hum Processo ininterrupto de Produção coletiva los massa, Geração de pelo Lucro e acúmulo de capital de Inicia-se. Na Europa Ocidental, a burguesia assume o Controle Econômico e Político. Como Sociedades VAO superando OS Tradicionais criterios da aristocracia (principalmente a fazer Privilegio de nascimento) ea Força fazer o capital se impõe. Surgem como Primeiras Teorias Econômicas: um fisiocracia EO liberalismo. Na Inglaterra, o escocês Adam Smith (1723-1790), precursor do liberalismo Econômico, publica Uma Investigação sobre Naturezas e Causas da Riqueza das Nações , EM Opaco Defende um livre-Iniciativa ea Não-Interferência do Estado na Economia.

Ponto DESTE, parágrafo um Econômica Realidade Atual, Pequenas Mudanças Estruturais ocorreram los Nosso fúnebre Sistema Capitalista.

SOCIALISMO - A História das Idéias Socialistas possui alguns cortes de importancia. O Primeiro Deles E OS Entre Socialistas Utópicos E os Socialistas Científicos, MARCADO Pela Introdução das Ideias de Marx e Engels não Universo das propostas de Construção da nova Sociedade. O Avanço das Ideias marxistas consegue dar Maior homogeneidade AO Movimento socialista internacional.

Pela Primeira Vez, Trabalhadores de Diferentes countries, when pensavam los socialismo, estavam Pensando NUMA MESMA Sociedade - AQUELA preconizada POR Marx - e NUMA MESMA Maneira de chegar AO Poder.

Comunismo - As Idéias Básicas de Karl Marx estao Expressas principalmente No livro O Capital e n ' O Manifesto Comunista , obra Opaco escreveu com Friedrich Engels, economista Alemão. Marx acreditava Opaco uma Única forma de alcançar UMA Sociedade feliz e harmoniosa Seria com OS Trabalhadores nenhum Poder. Em Parte, SUAS Idéias ERAM UMA Reação como duras CONDIÇÔES de Vida dos Trabalhadores sem XIX Século, na França, na Inglaterra e na Alemanha. Os Trabalhadores das Fábricas e das minas ERAM mal Pagos e tinham de trabalhar muitas horas INFORMAÇÃO soluçar CONDIÇÔES desumanas.

Marx estava convencido Que a Vitória do comunismo Inevitável era. Afirmava Opaco A História Segue CERTAS leis imutáveis, à Medida Que Avança de hum Estágio um Outro. Joe Cada Estágio caracteriza-se POR Lutas Opaco conduzem a hum Estágio Superior de Desenvolvimento. O comunismo, Segundo Marx, E O Último e Mais alto Estágio de Desenvolvimento.

Para Marx, um par chave de compreensão dos Estágios fazer Desenvolvimento e uma Relação Entre como Diferentes Classes de indivíduos na Produção de Bens. Afirmava Que o dono da Riqueza e A classe dirigente o Porque EUA o Poder Econômico e Político parágrafo impor SUA Vontade AO Povo. Para Ele, uma Luta de Classes E o Meio Pelo Qual a História PROGRIDE. Marx achava Opaco uma classe dirigente jamais Iria abrir Mão do Poder POR Livre e espontanea Vontade e Opaco, ASSIM, A Luta eA inevitáveis ​​Violência ERAM.

O anarquismo was a proposal Revolucionária internacional Mais Importante do Mundo Durante a Segunda Metade do Século XIX e Início do Século XX, when was substituído Pelo Marxismo (comunismo). Em suma, o anarquismo prega o Fim do Estado e de Toda e QUALQUÉR forma de Governo, Que seriam como Causas de da existencia DOS machos Sociais, Opaco devem serviços substituídos POR UMA Sociedade em Opaco OS Homens São livres, SEM leis, Polícia, Tribunais UO Forças Armadas. A Sociedade anarquista Seria Organizada according to a necessidade Das Comunidades, Cujas Relações seriam voltadas AO auto-Abastecimento SEM barbatanas lucrativos e uma base de Trocas. A doutrina, Que Teve los Bakunin Seu grande Expoente teórico, organizou-se primeiramente na Rússia, expandindo-se DEPOIS de para o resto da Europa e also parágrafo OS ESTADOS UNIDOS. O auge de SUA propagação DEU-se não definitiva do Século XIX, when agregou-se AO sindical Movimento, Dando Origem AO anarco-Sindicalismo, Opaco pregava Opaco OS sindicatos ERAM OS verdadeiros Agentes das Transformações Sociais. Com o surgimento do Marxismo, entretanto, UMA proposal Revolucionária Mais adequada AO Quadro Vigente sociais não Século XX, o anarquismo Entrou los decadencia. Sem, contudo, deixar de ter Tido SUA Histórica importancia, Como nenhum episodio los Opaco OS Anarquistas Italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti executados FORAM POR Assassinato los 1921, nos EUA, MESMO COM como inúmeras Evidências e Testemunhos Opaco provavam SUA Inocência.

REVISIONISMO

DEPOIS da morte de Marx e Engels, uma Rapida industrialização da Alemanha EO fortalecimento fazer Partido Social-Democrata e dos sindicatos melhoraram Muito como CONDIÇÔES de Vida dos Trabalhadores Alemães, AO MESMO ritmo los Opaco serviços tornou CADA Vez Mais Improvável uma esperada Crise fatal fazer regime Capitalista. Eduard Bernstein los Seu Livro de Os pressupostos fazer socialismo e como tarefas da-Democracia sociais, recomendou abandonar utópicas Esperanças Revolucionárias e contentar-se, realisticamente com o fortalecimento do Poder Político e Econômico Das Organizações fazer proletariado, considerando-se como Opaco previsões marxistas de depauperamento Progressivo (esgotar como Forças de forma a tornar-se Muito pobre) das Massas Localidade: Não se tinham verificado.

ESSE "revisionismo" de Bernstein FOI combatido Pela ortodoxia marxista, representada POR Karl Kautsky. Mas Praticamente o revisionismo venceu de tal Maneira, Que um sócio-Democracia Alemã abandonou, Enfim, o Marxismo.

Ficou Isolada um marxista Rosa Luxemburgo, Opaco los UMA de SUAS Obras adaptou a Teoria de Marx como Novas CONDIÇÔES que imperialismo Econômico e Político fazer séc. XX.

NEOMARXISTAS: Fora da Rússia, houve e HÁ VARIAS Tentativas de dar AO Marxismo base de outra Filosófica Que o Materialismo Científico do séc. XIX, Que JÁ Localidade: Não se afigura Bastante Sólido a muitos marxistas Modernos. Georges Sorel apoiando-se na Filosofia fazer élan vital de Henri Bergson, postulou hum Movimento antiparlamentar, de Violência Revolucionária, inspirado Pelo "mito" de UMA Irresistível greve Geral.

O MANIFESTO Comunista

Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels

PODEMOS DiZer Opaco o Manifesto Comunista Fez uma Caminhar Humanidade. Localidade: Não los Direção AO paraíso, Mas na Busca (raramente Bem sucedida, comeu ágora) da Solução de Problemas Como um ea Miséria Exploração do Trabalho. Rumo à concretização do Princípio, teoricamente Aceito HÁ 200 Anos, Diz Que "de Todos os Homens São Iguais". E sublinhando a Novidade Opaco afirmava Opaco OS Pobres, Pequenos OS, sistema operacional explorados also PODEM serviços Sujeitos de SUAS VIDAS.

Por ISSO E UM Documento histórico, Testemunho da rebeldia fazer Seres Humanos. Seu Texto, racional, Aqui e ali bombástico e, EM DIVERSAS passagens irônico, mal esconde ESSA Origem Comum COM HOMENS e Mulheres de Outros Tempos: o fogo Que acendeu uma Paixão da Liga dos Comunistas, reunida los Londres não ANO DE 1847, Nao FOI Diferente fazer Opaco incendiou Corações e Mentes na Luta contra a Escravidão Clássica, contra uma Servidão medieval, contra O obscurantismo Religioso e contra Todas como Formas de opressão.

A Liga dos Comunistas encomendou a Marx ea Engels a elaboração de hum Texto Que tornasse claros OS Objetivos dela é Sua Maneira de ver o Mundo. E ISTO FOI Feito Pelos Dois Jovens, um de 30 EO Outro de 28 Anos. Portanto, o Manifesto Comunista E hum Conjunto afirmativo de Idéias, de "Verdades" em Opaco OS Revolucionarios da Época acreditavam, Por conterem, SEGUNDO ELES, Elementos Científicos - hum Tanto economicistas - Para uma compreensão das Transformações Sociais. Nesse SENTIDO, o Manifesto e Mais hum monumento fazer Opaco hum Documento ... Pétreo, Determinante, forte: letras, Palavras, frases e Opaco queriam Ter o Poder de UMA arma de para se mudar o Mundo, colocando nenhum lugar "da velha Sociedade burguesa UMA Associação na quali o Livre Desenvolvimento de Cada Membro E uma Condição Para O Desenvolvimento de todos ".

O Manifesto Estrutura TEM UMA Simples, POIs Trata-se, Como o nomo Diz, de hum "Manifesto", Nao E UMA obra de aprofundamento teórico, Tema da Obra Enciclopédica de Karl Marx, com ênfase AO "Capital", o "Manifesto" Conta com UMA breve Introdução, Três Capítulos e UMA Rápida Conclusão, portanto.

...

Baixar como  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »