TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Casos: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

1. ASSUNTO

Marx: política e revolução

2. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Wefford, Francisco. Marx: política e revolução. Coleção Clássicos da Poítica, volume II, 2002.

3. TEXTO FICHA

Karl Marx, filho de um Advogado de origem judaica, Henrich Marx, e de uma dona-de-casa, Henriette Pressburg (cristianizado), nasceu em 1818, na pequena cidade alemã de Trêves. Acompanha lado a lado a emergência da burguesia e do proletariado, assim como o surgimento do capitalismo industrial e de consolidação das nações e Estados modernos. O autor contextualiza aépoca em que Marx nasce descrevendo a Alemanha, como o “pequeno mundo”, tendo em Hegel sua maior influência. Em suas principais obras, faz uma crítica a economia capitalista, como também descreve aascensão do proletariado. Para Marx, a existência de classes sociais, gera sempre uma luta entre elas.

A atualidade da revolução seria o “fundamento objetivo de todo o período e ao mesmo tempo a chave para asua compreensão” . Seria tratar problemas habituais interligados com a totalidade histórico social, seria momentos de emancipação do proletariado. “Em 1848 Marx já esperava, uma guerramundialPorém, já em 1850 suas esperanças em relação a revolução decaem visivelmente. Já em 1857 há rumores de que a crise estava por vir, o que conferiu grande ânimo a Marx.

Para Weffort o compromisso queMarx tem com a revolução vai além de uma ideologia, a lógica revolução estaria embutida na lógica de contradições do sistema capitalista. Isto dá a Marx a possibilidade de falar da teoria epratica com uma unidade. “O materialismo histórico enquanto expressão teórica da luta pela emancipação do proletariado só poderia ser apreendido e formulado teoricamente no instante histórico em que ele jáhavia sido posto na ordem do dia da história em sua atualidade.”

Deste modo, para Marx, a revolução está inscrita na história real além da vontade individual dos revolucionários, portantoestá também na lógica dialética que a desvenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com