TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Artigos Científicos: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx

Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu no dia 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonm e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.

• Dialética Marxista

Karl Marx e Friedrich Engels partem do significado da dialética hegeliana, mas promovem uma inversão, pois são materialistas, ao contrário de Hegel, que é idealista.

Segundo Marx, no caso de Hegel, “a dialética apóia-se sobre a cabeça; basta repô-la sobre os seus pés para lhe dar um fisionomia racional”.

Isso significa que, para Hegel, é o pensamento que cria a realidade, sendo esta a manifestação exterior da Idéia. Para Marx, o dado primeiro é o mundo material, e a contradição surge entre homens reais, em condições históricas e sociais reais. Assim, o mundo material é dialético, isto é, está em constante movimento, e historicamente as mudanças ocorrem em função das contradições surgidas a partir dos antagonismos das classes no processo da produção social.

• Materialismo Histórico

O materialismos histórico é um marco teórico que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção. As mudanças tecnológicas e do modo de produção são os dois fatores principais da mudança social, política e jurídica.

O materialismo histórico é associado ao marxismo e muitos acreditam que foi Karl Marx que desenvolveu esta teoria. Porém, o desenvolvimento desta teoria esta presente na história da sociologia e antropologia.. Porém, o materialismo histórico se popularizou com o desenvolvimento do marxismo no final do XlX e começo do XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com