TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Casos: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

KARL MARX

Karl Marx foi um filósofo e revolucionário socialista alemão, nasceu em 5 de maio de 1818 em Treves. Ele foi muito influente na sua época, suas filosofias tinham influencia em varias áreas como: Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.

Em I848 Karl escreve o Manifesto Comunista, que tem enorme importância na política europeia e da origem ao Marxismo. O Marxismo foi uma doutrina Filosófica, Econômica, Política e Social formada por Karl Marx e Friedrich Engels. Essa doutrina se baseia no materialismo e no socialismo cientifico, segundo ela a característica centra de qualquer sociedade esta no modo de produção, ou seja ela pode ser capitalista, feudal ou escravista, essa característica varia com a historia e determina as relações sociais. A história seria o resultado das lutas entre os interesses das diferentes classes sociais. Esse conflito só poderia ser parado com uma sociedade comunista, concebida como justa e igualitária. Nela o estado é abolido e fica sem divisões sociais, sem exploração do trabalho humano e cada individuo contribui de acordo com sua capacidade e recebe de acordo com a sua necessidade. Para os marxistas o materialismo é a arma pela que pode abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (Idealismo) e transformar o mundo a serviço do proletariado (força de trabalho). Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O dialético coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, causando uma evolução em um grau mais alto, graças à “negação da negação” (dialética). O materialismo histórico coloca que a consciência humana é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.

Para o marxismo o capitalismo é um sistema no qual burguesia concentra o capital e os meios de produção, explorando o trabalho do proletariado, mantendo-o pobre e alienado. O capitalismo levaria a luta de classes a um ponto crítico, em que o proletariado, privado de sua liberdade por meio da contínua exploração, acabaria por se unir. A derrota da burguesia coincidiria com a instalação do comunismo. Analisando o isso Marx criou uma teoria para o valor dos produtos: o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria. No Capitalismo, o trabalhador vende ao proprietário a sua força de trabalho, muitas vezes o único bem que têm tratadas como mercadoria, e submetida às leis do mercado, como: concorrência, baixos salários. A diferença entre o valor do produto final e o valor pago ao trabalhador é o grau de exploração do trabalho.

Dentre as Obras de Karl Marx se destacaram O capital e Manifesto Comunista, e até hoje, suas ideias continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a ideia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com