TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Artigo: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

KARL MARX

Primeiros trabalhos

Karl Heinrich Marx foi, junto com seu amigo Friedrich Engels, o fundador do marxismo – Também conhecido como socialismo cientifico. Entre os primeiros trabalhos de Marx, foi antigamente considerado como o mais importante o artigo Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel em 1844 primeiro esboço da interpretação materialista da dialética hegeliana. Só em 1932 foram descobertos e editados em Moscou os Manuscritos Econômicos- Filosóficos, redigidos em 1844 e deixa-os inacabados. Que se preocupa principalmente com a alienação do homem; sobre a compatibilidade ou não deste humanismo com o marxismo posterior, a discussão não esta encerrada.

Karl Heinrich Marx foi, junto com seu amigo Friedrich Engels, o fundador do marxismo – também conhecido como socialismo científico. Juntos, analisaram a sociedade capitalista a fundo, refletindo sobre as instituições que a regulavam e as relações humanas, para chegar a um conjunto de idéias que serviriam de base para a teoria marxista.

O alemão foi autor de muitas obras nas quais defendeu suas idéias. As principais delas são o Manifesto Comunista e O Capital (livros um, dois, três e quatro), é um conjunto de livros que foi escrito anos depois e somente o primeiro foi publicado enquanto Marx ainda era vivo. Esta obra é considerada um marco do pensamento marxista, pois expõe conceitos econômicos complexos como o da mais-valia, dos diferentes tipos de capitais e da produção capitalista como um todo.

Manifesto Comunista foi escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels. A obra critica a propriedade privada e o modo de produção capitalista – que privilegia os detentores dos meios de produção – e a forma como a sociedade acabou se estruturando em função disso. O Manifesto também busca demonstrar que o proletariado pode organizar-se para reverter essa situação, na chamada luta de classes, breve resumo do materialismo histórico e apelo à revolução.

O 18 Brumário de Luís Bonaparte foi publicado em 1852 em jornais e em 1869 como livro. É a primeira interpretação de um acontecimento histórico no caso o golpe de Estado de Napoleão III, pela teoria do materialismo histórico. Entre os escritos seguintes de Marx Sobre a critica da economia politica em 1859 é, embora breve, também uma critica da civilização moderna, escrito de transição entre o manuscrito de 1844 e as obras posteriores. A significação dessa posição só foi explicada ou esclarecida pela publicação de outra obra inédita em Moscou, 1939-41, e em Berlim, 1953. Esboço critico da economia politica, escrito em Londres entre 1851 e 1858 e depois deixados sem acabamento final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com