TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logos

Resenha: Logos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Na antiguidade o logos significava, A Palavra, mais tarde se identifica com um conceito mais amplo, com um aspecto cósmico de razão e beleza, e se conceitua como um aspecto filosófico do raciocínio.

Na bíblia, no evangelho de João, Cristo e relacionado ao Logos, ou seja, á palavra.

Ao tipo de argumentação que valoriza os próprios argumentos dá-se o nome de logos. Neste caso, obtém-se a persuasão através de argumentos que levam o auditório a acreditar que a perspectiva do orador é correta. O logos é, portanto, o tipo de argumentação centrado na tese e nos argumentos, devendo apresentar-se bem estruturado do ponto de vista lógico-argumentativo.

A argumentação, neste caso, deverá ser bem clara e compreensível. O logos está, pois, ligado à dimensão da linguagem e à importância das palavras, do seu rigor e coerência. Assim, é pelo discurso e pelos argumentos que se tenta valorizar uma tese e se procura a adesão dos ouvintes. Para Aristóteles, o logos é o tipo de argumentação mais apropriado, embora os outros possam ter também a sua importância. O logos é, pode dizer-se, o tipo de argumentação mais objetivo, pois o discurso deve obedecer a uma racionalidade lógica e possuir rigor. Mas também é possível que o discurso possa ser ornamentado e de caráter mais literário, recorrendo o orador ao uso de figuras de estilo, por exemplo.

Contudo, se dermos ênfase ao logos teremos uma visão lógica e linguística da retórica. E a divindade grega não pode entrar em contato direto com a matéria. O Logos é um amortecedor entre Deus e o universo, e na manifestação do princípio divino no mundo. Na tradição estoica do Logos é tanto a razão divina e a razão distribuída no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com