TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lógica Accional Luandino Vieira

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

                         FAEST/UniSerra - Faculdade de Educação de Tangará da Serra – MT[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

O Mundo de Sofia[1]

Joice Ramos do Nascimento[2]

INTRODUÇÃO

No livro O Mundo de Sofia-Romance da História da Filosofia (Companhia das Letras,2012), Jostein Gaarder, conta em forma de romance a história da filosofia desde o princípio, através de cartas entregues a Sofia Amundesen, enviadas de um anônimo. O livro contém 36 capítulos e 551 páginas, más resenharei até a página 70 com 6 capítulos sendo eles: “O Jardin do Éden”,”A Cartola”,”Os Mitos”,”Os Filosofos da Natureza”,”Demócrito”,”O Destino”.

RESUMO

No início do mês de Maio prestes a completar 15 anos, Sofia, começa a receber cartas anônimas com perguntas filosóficas que a deixa pensativa, explicando o surgimento da filosofia. A partir do primeiro bilhete, todos os dias quase sempre no mesmo horário na caixa de correio tem uma carta para Sofia, contendo perguntas como, quem é você? de onde vem o mundo?.

Depois do terceiro bilhete, começa a chegar cartas datilografadas com o curso de filosofia, um dos assuntos abordados é o surgimento dos primeiros filósofos e quem são eles. Os primeiros filósofos surgiram na Grécia e eram chamados filósofos da natureza, por questionar os mitos e o surgimento do mundo, acreditando assim que havia uma “substância primordial” que dera início a tudo. Tales da colônia Grega de Miletos foi o primeiro filósofo da natureza e dizia em sua teoria que a água deu origem em todas as coisas, o segundo filósofo foi Anaximandro, criador da teoria do “indefinido e/ou indeterminado”, o terceiro foi Anaxímenes, ele acreditava que tudo surgiu do ar ou da névoa. Para esses três filósofos só existia uma substancia na qual tudo surgiu, questionando essas teorias surgiu Parmênides.

Para Parmênides tudo sempre existiu, ele acreditava que nada pode surgir do nada,. Já para Heráclito, tudo flui, tudo está em constante movimento, dando continuidade à crítica de só uma substancia primordial surgiu a Anaxágoras, para ele, o mundo é constituído de inúmeras pecinhas imperceptíveis. E o ultimo filosofo da natureza que falarei é Demócrito, para ele o mundo era feito de pecinhas invisíveis que ele chamou de átomos e que não se dividia, acreditando só nos átomos e espaço vazio foi então chamado de materialista.

RECOMENDAÇÕES

No livro o dialogo existente entre Sofia e o anônimo sobre o que é filosofia, quando e como surgiu facilita a compreensão, pois se trata de um texto de fácil entendimento pelo leitor e que nos instiga a aprender um pouco mais sobre a história da filosofia, podendo ser usado por professores como material didático, para alunos do ensino médio e universidades.

BIOGRAFIAS

Jostein Gaarder nasceu na Noruega, em 9 de Agosto 1952. Estudou filosofia, teologia e literatura. A partir de 1991, ganhou projeção internacional com o O Mundo de Sofia, traduzido para 53 línguas, com 40 milhões de cópias impressas sendo que três milhões vendidas só na Alemanha. Gaarder também publicou outras obras, sendo elas: O Dia do Curinga, A vida é Breve, Através do Espelho, O pássaro Raro, Viagem a um Mundo Fantástico, O Castelo do Príncipe Sapo, Mistério de Natal, A Biblioteca Magica de Bibbi Bokken, Ei!Tem alguém ai?, O vendedor de Histórias, A Garota das Laranjas, Xeque-Mate, Os Anões Amarelos, O Castelo nos Pirineus, Juca e os Anões Amarelos, Maya, Anna e o Planta e A terra de Ana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com