TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIAS

Seminário: MEMÓRIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Seminário  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

MEMÓRIAS

Segundo Tanenbaum (2007), memória é a estrutura do computador onde são armazenados programas e dados, existem diversos tipos de memória no computador organizados de, maneira hierárquica.Na hierarquia quanto mais próxima estiver a memória do nível superior mais rápida, porém mais cara.

Figura : Hierarquia da Memória

Fonte:

MEMÓRIA PRIMARIA

Memórias primarias são memórias que o processador pode endereçar diretamente.Seu objetivo é conter informação necessária para o processador em um determinado momento.Nesta categoria estão memória principal, cachê e registradores.

MEMÓRIA PRINCIPAL

A memória principal também é conhecida por DRAM (Dynamic Random Access – Memória Dinâmica de Acesso Randômico).

Normalmente, a memória principal é volátil, ou, seja mantém os dados enquanto o computador estiver energizado.A memória principal é utilizada para armazenar os programas em execução e os em uso por esses programas.

Figura: Modelo de memória RAM de microcomputador (com capa protetora).

Fonte:

Figura: Modelo de chip de memória de 32 MB

Fonte:

Tipos de memórias dinâmicas.

● FPM (Fast-Page Mode): Nessas memórias, o primeiro acesso de leitura tinha um tempo de acesso maior que as leituras seguintes.Isso porque eram realizadas quatro leituras seguidas ao invés de apenas uma por vez.

● DRAM EDO (Extend Data Output): permite que uma referência de memória seja iniciada mesmo antes que uma anterior seja terminada, a DRAM EDO é assíncrona, ou seja, não utiliza clock para a transmissão dos dados.

●SDRAM (Synchronous DRAM): utiliza o clock como referência e mistura a memória dinâmica e estática.Essa memória realiza uma operação a cada ciclo de clock.

●Rambus DRAM: trabalha apenas com 16 bits em uma frequência muito maior, 400 MHz, e com duas operações por ciclo de clock, porém seu custo é alto e ocorria um aquecimento elevado e por isso não teve muita aceitação no mercado.

●DDR SDRAM (Double Data Rate SDRAM) Consegue tartar o dobro de informações por ciclo de clock, quando comparados à SDRAM.

●DDR2 SDRAM: é uma evolução da memória DDR SDRAM, que passa a trabalhar com quatro operações por ciclo de clock, ou seja, o dobro da DDR SDRAM.

●DDR3 SDRAM: também é uma evolução, só que da DDR2 SDRAM, na qual novamente é dobrada a quantidade de operações por ciclo de clock, ou seja, passa a ter oito operações por ciclo de clock.

ESTRUTURA DA MEMÓRIA

As memórias consistem de células, cada qual com seu endereço.As células contêm os bits ou dígito binário, que são a unidade básica de memória. Um bit armazena apenas os valores 0 e 1 e é o bloco básico de informações.

Os binários 0 e 1 representam variações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com