TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maneiras de explicar a origem do mundo, a natureza de seus fenômenos e costumes humanos baseados no sobrenatural

Artigo: Maneiras de explicar a origem do mundo, a natureza de seus fenômenos e costumes humanos baseados no sobrenatural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Os primeiros homens ao observarem os fenômenos naturais, criam que tais fenômenos eram obra de seres sobrenaturais, notadamente entre estes estavam os deuses. A forma de explicar a origem do mundo, da natureza dos fenômenos da mesma, e dos costumes humanos, com base no sobrenatural, a isto chamamos de mito.

Entre os diversos povos que tentaram explicar o mundo dessa forma, estavam os Gregos. Estes acreditavam que o primeiro Deus foi Kaos, uma espécie de ser disforme que sucitava em suas mentes a idéia de um abismo, uma queda sem fim, dele haveria surgido Gaia, e desta Urano, e da união dos dois últimos, o Titan Krónos. Sendo Gaia, Urano e Kronos entidades que representavam a Terra, o céu e o tempo, respectivamente. Assim então, haveria surgido o cosmo, segundo os famosos poemas de Homero (VIII A.C.) e Hesíodo (VII A.C).

O primeiro homem ocidental a tentar explicar a origem do Cosmo de uma maneira que não é totalmente mitológica. É Ferécides de Syros (VI A.C.), sendo este uma espécie de híbrido entre mitografo e filósofo. Syros, localizada entre a Magna Grécia e a Jônia, no mar Egeu, ilha portuária meio-helênica, meio fenícia, onde havia um grande fluxo de pessoas e de culturas diferentes. E esse contato com diversas formas de ver e interpretar o mundo, teria sido essencial para Ferécides criar sua teogônia que tinha uma fundamentação racionalizante intrínseca a ela. Ele rejeitava a idéia de como o cosmo surge em Hesíodo. Para Ferécides, os três constituintes iniciais do Cosmo não foram criados, e apesar de se apresentar como uma teogônia, se ver neles a concepção de Arché. Os primeiros deuses incriados, são: Zás, Khrónos e Ctônia, esta por seu turno recebe posteriomente o nome de Gé (Terra), por ter ganho a terra de presente de Zás. É interessante dizer que zás é a origem etimológica de Zeus; Ctônia tem como significado "terreno, porção de terra", e o nome Khrónos da teogonia Ferécides refere-se ao tempo cronológico e por isso tem sua escrita diferentes do deus Krónos das teogonias mais tradicionais. Mas, ao decorrer de seu texto ele altera o nome deles para: Zeus, Gé e Krónos.

Quem recebe o "título" de primeiro filósofo é Talles de Mileto (A.C.). Até onde se sabe Tales não escreveu nada mas ficou famoso pelos feitos atribuídos a ele, como a previsão de um eclipse solar que teria acontecido em 585 A.C., ele teria percebido que as colheitas eram mais abundantes de acordo com o período do ano e das condições climáticas, e não por causa dos rituais e preces do povo ao deuses. Tales era monista, ele acreditava que a água seria o elemento originário de todas as coisas, inclusive os próprios deuses. Provavelmente tirou essa conclusão do fato de a água ser imprecindivel para a vida de todos os seres, e de observar as transformações físicas que esta sofria, para ele a terra seria como um tronco sobre a água, sendo esta a explicação que ele dava para os terremotos. Tales foi o fundados da escola de Mileto, exerceu grande influência sobre os filósofos posteriores a ele, como Anaximandro (610 — 547 a.C) e Anaxímenes (610 — 547 a.C.) que também fizeram parte da escola de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos chamados físicos, quem primeiro tentou explicar a natureza e seus fenomenos como tento causa natural e não mítica. Por esses grandes feitos é lembrado até os dias de hoje como um dos principais pensadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com