TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrix, Caverna De Platão, mágico De Oz E Alice

Artigo: Matrix, Caverna De Platão, mágico De Oz E Alice. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 3

1 – As prisioneiros na alegoria da caverna são pessoas comuns que pensam que estão vendo as coisas reais, quando, na verdade, estão apenas vendo a sombra das coisas. São pessoas manipuladas pelos sistema, que não conhecem a realidade do que estão vendo. Mas o filósofo, se afasta dos sentidos e começa a investigar no campo das ideias. O campo das aparências contém apenas opinião e erro . Porém, o conhecimento é possível no campo das ideias. O filósofo não permanece no campo das ideias, mas volta ao seus companheiros e tenta mostrar a eles o mundo de verdade que espera por eles . Desde que eles estejam dispostos a ouvi-lo e segui-lo.

2 - Sempre que descobrimos a verdade sobre algo, aqueles que estão acostumados com o que sempre viram e ouviram , sentem-se ofendidos pela verdade que conseguimos descobrir. O que é “novo” sempre choca, ameaça. Uma ideia nova, uma nova forma de fazer algo, de pensar, de ver o mudno, ofende aqueles que acham que deveriam manter as coisas como estão. Isso acontece em todas as áreas. O físico Albert Einstein, por exemplo, afirmou a existência do átomo. Sua declaração não foi bem recebida. Pelo contrário, Eistein falava que o preconceito era mais difícil de ser desintegrado do que um átomo. Assim como Eistein, nós também temos de lidar com diversas situações. Quando, por exemplo, sabemos de informações que podem mudar comportamentos de instituições ou igrejas, não devemos esperar sermos prontamente aceitos. A verdade, a realidade, muitas vezes não é bem-vinda.

3 - No texto de Platão, os personagens se encontravam aprisionados em uma caverna, privados do mundo que o cercam, imóveis . Até que certo dia, um deles conseguiu escapar e assim chegou ao mundo real , fora da escuridão da caverna. A princípio, o personagem ficou super surpreso com a realidade e com a luminosidade do sol, e logo se contentou com seu novo mundo e com a grande compaixão em relação aos seus companheiros. O personagem voltou à caverna para informá-los sobre a realidade fora da escuridão. No entanto, seus companheiros não deram a mínima atenção ao que foi dito por aquele que conseguiu chegar à luz do sol. Acabaram chamando-o de louco, pois, por estarem tão enraizados e acostumados com a caverna ,não pensavam na existência de um novo mundo.

Já no filme “Matrix”, a mente dos personagens está armazenada em um programa que recebe o nome de “Matrix”. Esse programa, tem a capacidade de simular uma realidade humana praticamente perfeita, e , enquanto viajavam neste mundo, sua energia provinda de impulsos elétricos eram sugadas pelas maquinas que dominavam o mundo real. Desta forma, tanto no filme “Matrix” quanto no mito da caverna, o enredo conta com personagens presos em um mundo considerados por eles real e verdadeiros, apesar de estarem vivendo em um mundo que não condizia com a verdade, isto é, em um mundo totalmente simulacro.

4 – No filme o mágico de Oz, Doroti é levada para outro mundo, em um tornado, no Kansas. Alice, através do buraco de um coelho, também é levada a outro mundo. Assim como Alice e Doroti, Neo, do filme Matrix, de repente se encontra em um outro mundo. Todos pensam que estão dormindo. Em síntese, os dois filmes : O mágico de Oz e Alice no pais das maravilhas, também falam de outro mundo, de outra realidade que está além dos olhos e das percepções. Eis a razão de terem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com