TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MITO DA CAVERNA REPORTAGEM

Ensaios: MITO DA CAVERNA REPORTAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 6

O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi escrito pelo filósofo Platão. Na alegoria narra-se o diálogo de Sócrates com Glauco e Adimato. É um dos textos mais lidos no mundo filosófico.

Platão utilizou a linguagem mítica para mostrar o quanto os cidadãos estavam presos a certas crendices e superstições. A história narra a vida de alguns homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna e ficavam voltados para o fundo dela.

Ali contemplavam um fecho de luz que refletia sombras no fundo da parede. E essa era a sua realidade. Certo dia, um dos habitantes resolveu voltar-se para o lado de fora da caverna e logo ficou cego devido à claridade da luz. E, aos poucos, se deparou com outro mundo com natureza, cores, “imagens” ,e um mundo diferente do que estava acostumado a “ver”. Voltou para a caverna para narrar o fato aos seus amigos, mas eles não acreditaram nele e revoltados com a “mentira” o mataram.

Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: a primeira é o mundo da imperfeição e a segunda encontraria toda a verdade possível para o homem(O Mundo das Idéias). Assim o ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida.

Em nossos dias, muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta.

PRIMEIRA REPORTAGEM

Irã e grandes potências estão longe de acordo sobre programa nuclear

O Irã insistiu desde o início das novas conversações no reconhecimento internacional de seu direito a enriquecer urânio, um ponto no qual o grupo 5+1 exige concessões de Teerã.As grandes potências pedem ao Irã o fechamento da central de enriquecimento de Fordo, considerada a única do país a salvo de um ataque militar, e que envie ao exterior as reservas de urânio enriquecido a 20%.Mas o Irã insiste que o urânio enriquecido a 20% é utilizado para produzir combustível destinado ao reator de Teerã, que fabrica radioisótopos usados contra o câncer.As potências ocidentais e Israel, inimigo de Teerã, suspeitam que o Irã tenta utilizar o urânio enriquecido para fabricar uma bomba atômica, sob a fachada de um programa nuclear civil, mas a República Islâmica nega a acusação.

As posições dos países que negociam com o Irã sobre seu polêmico programa nuclear ainda estão "muito afastadas", afirmou a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que dirige as negociações pelo grupo 5+1, ao fim do último dia de conversações na capital do Cazaquistão, Almaty.

O vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, reconheceu que as partes não chegaram a um acordo e foram incapazes inclusive de concordar sobre a data e o local das próximas negociações, em declarações às agências russas.

Ashton confirmou que as duas partes não conseguiram fixar a data e o local da próxima rodada de negociações entre o Irã e o 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia, além da Alemanha).

"Portanto, concordamos que as partes retornem a suas capitais para avaliar o ponto no qual estamos", disse Ashton.

"É bastante óbvio o que queremos obter no final e deixamos claro. O desafio é conseguir um compromisso real que nos permita avançar neste caminho", completou.

“CONCLUSÃO DA PERMANÊNCIA NA CAVERNA”

Infelizmente ainda existem lideres dentro da caverna acreditando na sua realidade,querendo ficar no mundo da escuridão,aonde as sombras são a sua companhia e a luz não consegue penetrar,fechando-se ao novo,seguindo seus próprios conceitos e deixando que o passado se faça presente na sua visão de ver o mundo.

Um país(Irã) que vive em guerras e atentados não pensa no bem da humanidade ,e sim pensa no bem de si próprio, acreditando apenas em seu ponto de vista, não aceitando opiniões e nem negociações para se fixar um acordo em comum entre os 5+1(CHINA,EUA,FRANÇA,GRÃ-BRETANHA ,RUSSIA,ALEMANHA).

A humanidade nos dias de hoje anda muito carente de políticos que tenha suas próprias idéias,que seja para o bem comum de uma nação.

Mais erroneamente o mundo vive em outra realidade política,na qual não se tem dignidade com o ser humano. Aonde a fome ,a miséria,a corrupção,desonestidade,precariedade da saúde ,a violência imperam até os dias atuais.

Afinal a caverna é o mundo projetado por esses políticos onde habitam e não querem se libertar,pois o conhecimento eles até possuem,mais viver no mundo da escuridão é cômodo para esses representantes.

A SEGUNDA REPORTAGEM

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com