TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missões filosóficas

Ensaio: Missões filosóficas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Ensaio  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

CASO 1

1. Qual a importância da Filosofia?

A Filosofia é útil para os que querem conhecer a si mesmos e entender de onde surgem as ideias que estão em sua mente; para os que tem interesse em questionar os fundamentos das ciências, da política, da arte, da religião…; para os que tem necessidade de encontrar uma resposta às perguntas: “qual o sentido da vida?”, “qual o sentido do universo?”, “qual o sentido de tudo?”.

Mais do que fornecer respostas prontas, a Filosofia sugere caminhos possíveis e coerentes: caminhos que podem ser seguidos por qualquer um, desde que se disponha a utilizar a sua razão, e que conduzem a uma análise crítica das atitudes e das práticas adotadas em sua própria vida.

2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?

Nos dias de hoje, tudo que tem um propósito prático e imediato tende a ser valorizado. É um valor mais moderno e cada vez mais procurado na atualidade.

CASO 2

1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

Sim, pois o texto ressalta que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário, lugar este que descreve como o local das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigatoriedade da coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens.

2 - Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.

"Antes de tudo, chamemos a atenção para o fato de que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário... é o lugar das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigatoriedade da coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com