TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito, senso comum, A Ciência e a arte

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  2.400 Visualizações

Página 1 de 2

O mito

O Mito era usado por povos gregos antigos, normalmente para explicar fatos sem argumento ou pesquisa levada para o lado da ciência, um exemplo são as crenças, o mito é muito usado neste meio para comprovar alguns acontecimentos, fazendo fortes apelos ao sobrenatural à origem das coisas fenomenais, sem questionamento.

Senso Comum

O Senso Comum, como é chamado o modo de pensar de várias pessoas, é o conhecimento adquirido ou herdado, ele ao decorrer do tempo pode ser transformado e espalhado dependendo da tradição social.

A Ciência

A Ciência, ao contrário do Mito, buscar o conhecimento e o saber baseado em princípios empirícos.

Arte

Ao ir a um museu você se depara com vários quadros, todos eles feito por autores diferentes, todos originais feito com a imaginação e o sentimento, fazendo-lhe pensar e ver o mundo de outra forma.

A filosofia

A Filosofia nos ajuda a não aceitar as coisas sem antes haver o questionamento que assim levará ao conhecimento da verdade e dos valores morais e estéticos, da mente e da linguagem. A filosofia ajuda a questionarmos tudo, até mesmo a Ciência, o Senso Comum, o Mito e a Arte, ampliando os nossos olhares para diferentes perspectivas,

Filosofar é um dos exercícios precisos para o processo da pesquisa científica. O humano, ao contemplar o ser, o sou, o eu, o outro e as coisas do mundo, realiza diversas atividades em sua trajetória histórica de toda a humanidade e pode perceber que seu zóon politikón se afasta por completo do estágio primitivo da ignorância. O ato de filosofar potencializa a sensibilidade e o intelecto da pessoa, de forma que a transforma em observadora de todas as coisas. Na forma da ciência, a Filosofia aguça a sensibilidade e o intelecto para que a pessoa começa a perceber todas as coisas numa relação de causa e de efeito. Logo assim, exercita o seu ser, aquele que filosofa, descobre a relação de causa e efeito por trás da sensação e da reflexão. O filósofo é uma pessoa do mundo, um ser do tempo e do espaço, que pensa e facilita ao outro que com ele dialoga, a melhor possibilidade para o entendimento. O bom uso das diferentes formas de linguagem faz com que, a pessoa que faz uso dessa comunicação, possa transmitir, mediar aos outros o seu discurso mental, através de ideias simples ou ideias complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com