TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morte de Kant e Objetividade

Seminário: Morte de Kant e Objetividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Seminário  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

FILOSOFIA

1. Kant e a Objetividade da Moral: Nascido em Konnigsberg, antiga Prússia Oriental, Kant (1724-1804) passou a vida toda em sua terra natal, estudando e formando-se sem nunca ter saído de lá. Sistemático, de hábitos regulares e extremamente disciplinado, dedicou-se ao seu grande projeto: entender e explicar a razão. É o grande realizador do projeto iluminista na Alemanha e referência para o Ocidente.

2. Quais as principais obras e Qual é o divisor de águas entre elas? Crítica da Razão Pura (1781), Crítica da Razão Prática (1788) e a Crítica da Faculdade do Juízo (1790). O divisor de águas é a fundamentação da Metafísica dos costumes (1785).

3. Para Kant o que é liberdade Positiva e Negativa?

Liberdade positiva é autonomia, normatiza as nossas ações.

Liberdade negativa é a independência das determinações naturais, em que ficaríamos apenas no livre-arbítrio (capacidade de transcender a natureza).

4. Para os defensores do o que é jus naturalismo: (tese do direito natural, ou seja, de que todos os homens nascem já possuidores de alguns direitos naturais, como a liberdade a vida, por exemplo), a lei natural nos obriga a agir moralmente.

5. Para os empiristas: A ação deveria ser realizada como busca do prazer, evitando a dor, ou seja, em função do interesse.

6. No pensamento aristotélico, o fim é a felicidade e isto justifica a ação moral.

7. Para a igreja dentro do pensamento cristão: Deus é fundamentação da norma moral (a felicidade só esta em Deus).

8. Pra Kant a felicidade: É ser racional desde o começo.

9. O que é empírico? É um fato que se apóia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.

10. Quais as diferenças de proximidades do nosso atual modelo de democracia com a democracia grega?

Na democracia grega, os estrangeiros, as mulheres e os escravos podiam participar das assembleias, mas não podiam votar. Apenas os homens acima de 30 anos tinham o direito ao voto.

A democracia moderna realizada no Brasil, permite que todos tenham o direito ao voto, desde que tenham consciência de suas ações, por isso somente após 16 anos é possível votar, e os idosos acima de 70 anos são dispensados do voto.

11. Quais os motivos que excluía as pessoas da cidadania Etinese? Alguns historiadores a consideram como uma democracia para poucos.

12. Podemos viver em um país sem Politica? Com certeza não, será sempre preciso pensar na sociedade para podermos viver em conjunto se não o País enfraquece. Só que infelizmente o Brasil é uma nação repleta de áreas onde faltam políticas sociais, o que só dificulta a vida do cidadão. O que falta é avançar nessas políticas.

13: Para ética quais são os três conceitos fundamentais?

Reponsabilidade: não é um fenômeno exclusivo da vida jurídica, mas se encontra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com