TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre A Morte Ou Morrer

Exames: Resenha Sobre A Morte Ou Morrer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO LIVRO SOBRE A MORTE OU MORRER

Antigamente as doenças matavam muitas pessoas, crianças,jovens,adultos e

doenças simples porque a medicina não era avançada,com o passar dos anos foram criando-se vacinas, remédios, exames, tratamentos e foram diminuindo essas mortes.

Ainda assim com toda tecnologia, pesquisas e avanços existem doenças que não tem cura, levando o indivíduo á morte, que é um assunto delicado principalmente quando se trata de um ente querido, apesar de ser a única certeza que todo ser humano tem, ninguém aceita, ninguém quer perder um alguém.

No início do livro contou-se a história de um jovem médico que mesmo sabendo da gravidade de seu caso deixou de lado os aparelhos que aquele paciente necessitava e permitiu que o paciente se comunicasse, por um instante e deixou de ver aquele homem como somente paciente e enxergou ser humano, neste gesto ele pode proporcionar um momento de alegria importante para aquele homem.

No livro podemos ver os vários estágios em que os pacientes em fase terminal passam ao descobrir a doença, vem a negação, dificuldade de acreditar que a morte está tão perto e tão certa, e pior sabendo que não tem jeito de fugir daquela situação

"A negação é uma defesa temporária sendo logo substituída por uma aceitação parcial"

Depois vem o sentimento de raiva, por que comigo? Eu não merecia isso! E aí alguém tem que ter culpa disso, alguém não fez as coisas direito, e como defesa vem o pensamento, se eu estivesse em um outro hospital melhor, com médicos melhores, enfermeiros competentes com certeza eu não estaria assim, até mesmo com a família , com as pessoas mais amadas são rispídos, agridem com palavras como se aquelas pessoas tivessem culpa, e nesse momento, a família os funcionários tem que estar preparados para ajudar o paciente enfrentar essa situação, não é pessoal com ninguém, o prolema é que ele quer descontar sua raiva naqueles que estão por perto.

Após a raiva e a revolta contra Deus vem negociação a conhecida Barganha, quem sabe entrando em acordo com Deus esse fim pode ser adiado! Deus mude de idéia e me deixa viver! aí vem aquele sentimento de luz no fim do túnel e surge uma esperança, Deus nunca me abandonou, eu sempre tive tudo de bom na minha vida, pois sempre fui bom, nunca fiz nada de errado, não vai ser agora que ele vai me abandonar.

O lado religioso, espiritual fala mais alto e isso pode ajudar o paciente á não perder a esperança na vida até seu último dia.

A família adoece junto com o paciente, por que essa situação muda a vida de todos que acompanham esse paciente terminal, eles mudam a rotina em casos de longas internações

ficando o tempo todo ao lado do seu ente querido, acompanhando a evolução da sua doença e também não aceitam o fim, a família é tão importante para esse paciente quanto as medicaçoes que amenizam seu estado, para o paciente é reconfortante ter a família por perto, junto nesse momento difícil sempre trazendo uma palavra de carinho, animadora, dando segurança pra ele.

Mais é importante que eles se revezem, que não fique apenas uma pessoa com o paciente, um amigo, um parente distante ajuda e muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com